logo

» Servidores do judiciário paraense decidem encerrar estado de greve

Publicado em: 2 de dezembro de 2021



Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) decidiram encerrar o estado de greve em assembleia geral nesta quarta-feira (01) após debate na sede do SINDJU. A assembleia simultânea ocorreu presencialmente em Belém, na sede do SINDJU, na Cidade Velha, e virtual pela internet para todos os servidores do Estado. O estado de greve havia sido decidido em assembleia no dia 21 de outubro. No entanto, após a presidência do TJ-PA cumprir com a promessa de encaminhar um anteprojeto de lei com a revisão inflacionária dos servidores à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a maioria dos participantes da assembleia decidiu encerrar o Estado de Greve.

Para se manterem atentos e vigilantes quanto à tramitação do Projeto de Lei (PL) que trata sobre a reposição salarial, os servidores decidiram continuar mobilizados até que o PL seja aprovado na Alepa. No total, foram 62 favoráveis a encerrar o estado de greve, 21 votos contrários e uma abstenção.

O estado de greve foi a forma que os servidores encontraram para alertar o tribunal quanto à pauta por condições de trabalho, inclusive a necessidade constitucional de revisão inflacionária, ou a qualquer momento, poderiam paralisar suas atividades. Um indicativo havia definido a greve para iniciar dia 10 de novembro. Com a sinalização da administração do Tribunal, que encaminhou o anteprojeto para a Alepa, a maioria dos servidores decidiu sair do Estado de Greve.

Na avaliação do presidente do SINDJU, Thiago Lacerda, a assembleia foi bem dinâmica e proveitosa com uma discussão de alto nível sobre manter ou não o estado de greve. Parte da categoria entendeu que se deveria manter o estado de greve até a aprovação do Projeto de Lei, já que não havia nada assegurando a aprovação do projeto na Alepa, no entanto, a posição para encerrar o estado de greve foi vencedora.

“A gente decidiu sair do Estado de Greve porque havíamos condicionado, em uma assembleia anterior, que a manutenção seria no caso de a presidência não encaminhar o projeto de lei. Como o PL foi encaminhado, está em tramitação e pronto para ser votado, entendemos que não existia mais motivo para manutenção do estado de greve. Porém, a categoria decidiu manter-se mobilizada até a aprovação definitiva do nosso projeto de lei. Com a saída não vamos usar a greve como instrumento de luta neste momento, mas a categoria continua, sim, mobilizada pela sua pauta e vai continuar acompanhando o projeto de lei na Alepa”, declarou o presidente do SINDJU, Thiago Lacerda.

O SINDJU conclama os servidores para estarem presentes à sessão plenária da Alepa, na próxima terça-feira, dia 7, a partir das 9h, para acompanhar e pressionar os deputados pela aprovação do Projeto de Lei que garantirá a reposição salarial para os servidores.


Compartilhar:


  • Endereço:

    Rua Desembargador Ignácio Guilhon, n.º 85, 1º andar, Campina, Belém/PA. CEP 66015-350.

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA