» SINDJU realiza assembleia geral e aprova estado de greve

Publicado em: 18 de abril de 2024

Sindicato ressalta importância da filiação e convoca servidores a unirem-se em defesa de seus direitos coletivos

Na manhã da última quarta-feira, 17, o SINDJU realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que contou com a participação de cerca de 800 servidores e servidoras. O evento híbrido, que ocorreu presencialmente em frente ao Fórum Cível de Belém e de forma virtual para os servidores e servidoras de outras comarcas, teve como destaque a aprovação do estado de greve.

A decisão de aprovar o estado de greve é um claro alerta para a gestão do Tribunal de Justiça, indicando que a categoria está disposta a paralisar suas atividades por tempo indeterminado caso não avancem as negociações em torno da atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e da Data-Base 2024.

Danyelle Martins, Presidente do Sindicato, destacou os encaminhamentos da Assembleia, incluindo a formação de uma comissão de servidores para acompanhar o SINDJU na reunião com os Juízes Auxiliares da Presidência do TJ, marcada para a próxima segunda-feira, 22. Além disso, também foi aprovada a presença de um representante da Comissão de Assédio na referida reunião.

Martins ressaltou também a determinação da categoria em continuar lutando pela atualização do PCCR, sem retrocessos, e afirmou que a diretoria do Sindicato escolherá, depois da reunião da segunda, a melhor data para a realização da próxima Assembleia, na qual será apreciada a proposta resultante das negociações com a presidência do TJPA.

A falta de avanços nas negociações da Data-Base 2024 também foi destacada durante a Assembleia, pois até o momento nenhuma reunião foi marcada com a administração do TJPA. Essa falta de posicionamento tem pressionado os servidores e servidoras, que esperam um reajuste salarial na Data-Base da categoria, próxima dia 1º de maio – dia do trabalhador e da trabalhadora.

Leslie Batista, analista da Primeira Vara Cível de Santa Isabel do Pará, enfatizou a importância do SINDJU na defesa dos direitos dos servidores e servidoras, destacando a necessidade de organização e resistência frente às tentativas de retirada de direitos por parte da administração do Tribunal.

Diante desse cenário, a mobilização dos servidores e servidoras reforça a determinação do Sindicato em garantir condições dignas de trabalho e a valorização para a categoria do Poder Judiciário do Estado do Pará.

E é importante sempre reforçar: se você não for filiado, se filie. Se for filiado, traga seus colegas para o Sindicato. O SINDJU é a única instância de luta coletiva da categoria frente ao nosso empregador, que é o Tribunal de Justiça do Pará, e quanto mais representatividade tivermos, mais força teremos para defender nossos direitos e interesses. Juntos, somos mais fortes e podemos fazer a diferença na construção de um ambiente de trabalho justo e equitativo. Juntos somos gigantes.