logo

» SINDJU pede ajuste do registro de horas excedentes no sistema MENTORH

Publicado em: 12 de fevereiro de 2024



Entidade solicita ajustes para garantir direitos dos servidores e servidoras do TJPA

O SINDJU protocolou, na última sexta-feira, 9, pedido de ajustes no sistema de registro de horas excedentes no TJPA, com o objetivo de garantir que os servidores e servidoras possam usufruir plenamente de seus direitos, sem entraves burocráticos. A demanda surge em decorrência de uma discrepância identificada no funcionamento do Sistema MENTORH, utilizado pelo TJPA para gerenciar o banco de horas dos servidores. 

Como é de conhecimento geral da categoria, a portaria 270/2014-GP do TJPA estabelece que até duas horas excedentes à jornada ordinária diária podem ser registradas no Banco de Horas, e podem ser utilizadas para compensação de carga horária dentro de um prazo de 180 dias, com um limite mensal de 18 horas.

No entanto, o sistema MENTORH impede a homologação de horas excedentes trabalhadas no mês seguinte quando ocorrem três ausências devido a motivos como folgas de aniversário, falhas no sistema, folgas premiais, falta de energia ou comparecimento a exames médicos.

O SINDJU destaca que tal restrição vai de encontro aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, uma vez que as ausências citadas não deveriam interferir na compensação das horas excedentes. A legislação vigente permite o acúmulo de horas no banco de horas para compensar eventuais atrasos, saídas antecipadas ou ausências justificadas, desde que haja anuência da chefia imediata e respeito ao interesse do serviço, como estabelecido pela Portaria 270/2014-GP do TJPA.

Diante desse cenário, o SINDJU solicitou, via ofício, a correção urgente no Sistema MENTORH, para que os servidores e servidoras possam ter as horas excedentes devidamente registradas e homologadas, mesmo nos casos em que ocorram três ausências distintas das previstas no RJU/PA. Essa medida visa assegurar que o exercício de um direito não prejudique o gozo de outro, garantindo assim a equidade e o respeito aos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário Paraense.

O SINDJU reforça seu compromisso com os servidores e servidoras do PJPA, de forma sempre atenta às mais importantes demandas da categoria. Juntos somos gigantes.


Compartilhar:


  • Endereço:

    Rua Desembargador Ignácio Guilhon, n.º 85, 1º andar, Campina, Belém/PA. CEP 66015-350.

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA