» Vice-presidente do STJ abre seminário sobre Justiça Federal em Fortaleza

Publicado em: 11 de dezembro de 2017

O vice-presidentedo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, abriu o seminário Perspectivas da Justiça Federal, uma visão internacional, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) em Fortaleza. O evento, promovido pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ/CJF) com apoio do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), discutiu a história e a evolução da Justiça Federal do Brasil, da Argentina e dos Estados Unidos.

Segundo o vice-presidente do STJ, o seminário foi uma excelente oportunidade para se conhecerem os avanços e problemas vivenciados pela Justiça Federal, tanto a brasileira como a de outros países, possibilitando comparações e o aproveitamento das experiências apresentadas.

Ressaltando a importância do seminário para os estudos do direito comparado, ele apontou similaridade entre a Justiça Federal da Argentina, do Brasil e do México, “pois o sistema judicial latino-americano tem uma origem ibérica comum, todos pertencentes à família do Civil law”.

O evento, sob coordenação geral do corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, ministro Raul Araújo, e coordenação científica do juiz federal Bruno Carrá, teve como objetivo debater os desafios para a próxima década, de forma a propiciar inovações e prospecções para um planejamento futuro.

Fonte:STJnotícias