» UNIMED RESPONDE SOBRE DIFICULDADE DE ATENDIMENTO DO PLANO DE SAÚDE AOS SERVIDORES DO TJPA

Publicado em: 2 de maio de 2022

Nesta segunda-feira, 2 de maio – dia seguinte ao Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras -, o Sindicato retoma uma pauta recorrente entre as reclamações que recebe de norte a sul do estado do Pará: a prestação de serviço realizada pela UNIMED, cooperativa responsável pela saúde de grande parte dos servidores do TJPA e seus familiares.

No dia 1º de Abril, o SINDJU oficiou o TJ explicando que tem sido frequentemente acionado por servidores que alegam deficiência nos serviços prestados pelo plano de saúde, principalmente nos municípios do interior do estado, onde, segundo eles, o atendimento é praticamente inexistente. Além disso, o ofício destaca também, segundo relatos, que inúmeros profissionais têm se desligado do plano de saúde e reforça que o termo de referência determina que a rede credenciada mínima deve oferecer estabelecimentos em todo território nacional e com quantidade adequada de médicos, hospitais, laboratórios, etc.

Para concluir, o ofício do SINDJU pede: que seja informado se a UNIMED vem cumprindo as disposições contratuais; caso não esteja, que seja determinado o cumprimento imediato; e por fim, que seja assegurado o direito ao reembolso com despesas comprovadas pela ausência de profissionais ou serviço habilitado para prestar atendimento.

Em matéria recentemente produzida pelo SINDJU, servidores de Castanhal contam que têm dificuldade de encontrar profissionais e hospitais credenciados, e quando encontram têm que esperar meses pelo atendimento. Além disso, os servidores/usuários relatam que têm sido ignorados quando tentam contato com o plano de saúde.

“A maior parte dos servidores do Tribunal de Justiça é usuário da Unimed e é descontado direto no contracheque. Nesse sentido, muitos colegas – principalmente no sul e sudeste do estado – pediram ajuda pro sindicato denunciando que não estão tendo acesso aos serviços. Então nós entramos com um pedido para administração explicando que a situação é essa, e o tribunal oficiou a Unimed pedindo um posicionamento”, explica Simone Moreira, diretora do SINDJU.

Resposta – 20 dias depois a UNIMED encaminhou resposta ao TJ, explicando que se utiliza da rede de prestadores credenciada a cooperativas médicas em municípios que não integram sua área de atuação, para viabilizar assistência médica em todo território nacional.

No entanto, por conta da cobrança feita pelo SINDJU por meio do TJ, a UNIMED Belém entrou em contato com a UNIMED local, e em decorrência das dificuldades que a mesma alegou enfrentar, permitiu à UNIMED Belém a realização de negociação direta com os prestadores locais. Nesse sentido, a UNIMED Belém informa que entrou em contato com os principais prestadores locais para instruir a nova prestação de atendimentos, disponibilizou o email intercambio.nip@unimedbelem.com.br para os beneficiários que tenham qualquer dificuldade; e disponibilizou o email intercambio.reembolso@unimedbelem.com.br para viabilizar reembolso aos beneficiários que tenham tido despesas assistenciais.

Nesse episódio os servidores foram vitoriosos pois tiveram sua voz ouvida e o SINDJU fez seu papel. O SINDJU reafirma seu compromisso com a categoria e segue na luta pela garantia dos serviços básicos oferecidos ao servidor, nesse caso o direito à saúde, fundamental para a dignidade e para o bom exercício do trabalho.