logo

» Lei de autoria do Tribunal do Ceará que prioriza Justiça de 1º Grau é publicada

Publicado em: 9 de fevereiro de 2018



A lei nº 16.208, de autoria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e que dá prioridade para o 1º Grau de Jurisdição (Varas e Juizados em todo o Ceará) foi publicada, nesta quinta-feira (06/04), no Diário Oficial do Estado. A nova legislação entrará em vigor no prazo de 30 dias.

Com a medida, será possível a ampliação dos serviços do Judiciário à população, com a transferência de recursos do 2º Grau para a 1ª Instância, sem representar aumento de gastos. Para isso, foram extintos 81 cargos de comissão e criadas 398 vagas. Hoje, cada juiz conta com um profissional comissionado (diretor de Secretaria). Com a nova lei, os magistrados contarão com dois, sendo um assistente e um supervisor, aumentando a capacidade de trabalho na atividade-fim do Judiciário, que é julgar processos.

Sancionada pelo governador Camilo Santana na última terça-feira (04/04), a lei faz parte da reforma administrativa do Judiciário cearense. Quando proposta, foi debatida em audiência pública e aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 16 de março deste ano. Antes, passou pela análise do Judiciário, que aprovou a matéria durante sessão do Pleno do TJCE no dia 9 de fevereiro. O documento pode ser acessado na íntegra aqui.

Fonte: ASCOM/TJ-CE

 


Compartilhar:


  • Endereço:

    Rua Desembargador Ignácio Guilhon, n.º 85, 1º andar, Campina, Belém/PA. CEP 66015-350.

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA