» Solidariedade em festa: SINDJU-PA e SINJEP realizam Arraial Junino em Belém

Publicado em: 3 de julho de 2023

Arraial solidário no Sindicato dos Bancários reuniu comunidade sindical em prol de causas nobres

No último sábado, 24, SINDJU-PA e SINJEP realizaram, com grande sucesso, sua primeira Festa Junina. O evento foi realizado no Sindicato dos Bancários, em Belém, e reuniu pouco mais de 200 pessoas, entre servidores/as, seus familiares, dirigentes sindicais e a comunidade em geral.

O arraial solidário teve um propósito nobre, com parte da renda arrecadada sendo destinada a duas importantes causas: parte do valor para uma servidora do judiciário que se encontra em tratamento médico, proporcionando-lhe ajuda financeira nesse momento delicado; e outra parte dos recursos foi direcionada ao abrigo Au Family, que acolhe animais abandonados, oferece-lhes cuidados e a possibilidade de adoção responsável. A própria responsável pelo abrigo esteve pessoalmente vendendo comidas e doces ofertados por voluntários para o evento.

A escolha do Sindicato dos Bancários como local para a festa possui um significado especial para o SINDJU-PA, pois foi nesse mesmo espaço que, em 2016, a categoria realizou uma assembleia histórica para tomar a posse do sindicato, assegurando o início de um trabalho frutífero, que realmente representa os interesses dos servidores/as.

Mateus Mota, diretor financeiro do SINDJU-PA, conta que a diretoria da entidade ficou muito satisfeita com a participação dos servidores nessa primeira festa junina. “Isso demonstra um grau de maturidade e crescimento da nossa representatividade no Tribunal de Justiça, ainda mais quando o local em que se realizou essa festa – o sindicato dos bancários – foi o mesmo local da nossa assembleia de retomada do sindicato, quando ocorreu a destituição da antiga diretoria, e a gente iniciou nossa história”, detalha o diretor, e completa: “outro ponto positivo é que foi uma festa em conjunto das entidades SINDJU-PA e SINJEP, que estão nesse projeto de unidade e crescimento da categoria”. conclui Mota.

Marcos Pacheco, dirigente do SINJEP, conta que a festa junina teve um impacto muito bom, pois foi um momento especial para celebrar a união da categoria. “Nosso objetivo, enquanto diretoria, não foi apenas promover um evento festivo, mas também é uma forma de demonstrar para a categoria a união pela qual as duas entidades, historicamente, estão passando nesse momento. De união e de fortalecimento da categoria”, detalha Pacheco, e continua: “acho que a mensagem que ficou foi essa, de que a gente luta quando é necessário, mas a gente também promove eventos culturais nos momentos que é possível para que a categoria também possa ter os momentos de lazer. Eu entendo que foi muito produtivo, foi um impacto positivo.”

Raquel Viana, responsável pelo abrigo de animais abandonados, fala que as iguarias que foram vendidas na festa foram  todas doadas por “madrinhas” dos animais abrigados, e que o resultado foi muito bom. Ressalta ainda que “o abrigo cuida de mais de mil animais, que toda ajuda é bem-vinda e que gostaria que mais eventos como esse ocorressem”. Pediu ainda que quem ainda não conhece o abrigo procure-o pelas redes sociais, ou entre em contato com o SINDJU-PA, e se torne também uma madrinha ou padrinho.

Para as entidades que organizaram a festa, o sucesso do primeiro Arraial representou um marco importante na trajetória do SINDJU-PA e do SINJEP, consolidando a capacidade de mobilização e união dos servidores. Além disso, o evento reforça o compromisso com a responsabilidade social, apoiando causas relevantes e promovendo a solidariedade em Belém.

A realização da Festa Junina pelas entidades representativas dos servidores do TJPA, SINDJU-PA e SINJEP, evidencia que a união e a força coletiva são fundamentais para enfrentar desafios não somente da própria categoria, mas também contribuir para uma cultura solidária global. Eventos como este, ao mesmo tempo festivos e agregadores, provocam também uma reflexão sobre o ser humano como agente transformador da própria realidade e do contexto. Que essa iniciativa inspiradora possa servir de exemplo para outras ações de solidariedade em nossa sociedade.