» SINDJU sedia AGE híbrida da Associação dos Servidores e Servidoras do Poder Judiciário Brasileiro (ASJB)

Publicado em: 7 de abril de 2024

Entidade realizou Assembleia Geral Extraordinária na última sexta-feira, 5

A Associação dos Servidores e Servidoras do Poder Judiciário Brasileiro (ASJB) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária virtual no último dia 5, sexta-feira. O evento foi híbrido – presencial na sede do SINDJU e transmitido online pra os demais participantes.

A Assembleia contou com a presença de membros da ASJB de todo o país, e teve como pauta duas questões estruturais para a entidade: a discussão sobre alterações estatutárias e a eleição do novo Conselho Executivo da associação.

A nova diretoria eleita é a seguinte: Na Coordenação Geral, Bernardino de Sena Fonseca (Sindjustiça-RN); Mariana Carneiro Leão Figueiroa (Sindjud-PE); e Willer Luciano Ferreira (SERJUSMIG). Na Secretaria Geral, Gislaine Magalhães Caldeira (SINJUR-RO), na Coordenação de Comunicação: Wilson Pereira da Rocha Neto (SINJUR-RO), e na Coordenação de Finanças, Alexandre Lima Santos (Sindjustiça-RN) e Luiz Cláudio da Silva Oliveira (SINTAJ-BA)

Na Coordenação Jurídica, Altamir de Alencar Pimentel Filho (Sintaj-PB), ) Felipe Rodrigues e Rodrigues do Carmo (SINJUS-MG) e Ronaldo Ribeiro Júnior (SERJUSMIG); na Coordenação de Saúde no ambiente laboral, Wbirajara dos Santos Silva (Sindju-PA), na Coordenação de inovação, tecnologia e trabalho, Maria Clélia da Costa Almeida (Sindijudiciário-ES); e na Coordenação de relações institucionais, Pedro Helker Alves Alcântara (Sindjustiça-CE).

No Conselho Fiscal, Alessandra Fernanda Martins Rodrigues (Sindju-PA), que presidirá o Conselho Fiscal; João Elias Monteiro de Souza (Sindjustiça-RN) e Adelson Costa Oliveira (Sintaj-BA). Importante destacar a eleição de dois membros do SINDJU Pará na nova diretoria da ASJB: Wbirajara dos Santos Silva e Alessandra Fernanda Martins Rodrigues, potencializando a ação do SINDJU em âmbito nacional.

Importante destacar a eleição de Wbirajara Silva e Alessandra Rodrigues – ambos dirigentes do SINDJU – para a nova diretoria da ASJB, o que reforça o apoio do SINDJU à entidade e pode alçar o Sindicato à discussões mais importantes em nível nacional.

Fundada em 2021, a Associação foi criada para garantir a representação jurídica dos trabalhadores e trabalhadoras dos Judiciários estaduais, com legitimidade processual para propor, junto ao Supremo Tribunal Federal, Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) e outras ações. Isto porque nenhum sindicato, nem mesmo a Fenajud, nos Estados (Fenajud) possuem essa prerrogativa.

O apoio do SINDJU à Assembleia Geral Extraordinária da ASJB em Belém reafirma o compromisso do Sindicato com o fortalecimento da Associação, entidade tão importante na luta pela garantia de direitos da categoria de servidores do judiciário nos estados.