» SINDJU REPUDIA AS DECLARAÇÕES DE PAULO GUEDES, MINISTRO DA ECONOMIA

Publicado em: 8 de fevereiro de 2020

O Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará – SINDJU-PA, vem a público repudiar veementemente as declarações do Ministro da Economia, Paulo Guedes, o qual comparou, numa palestra na Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV na data de 07/02/2020, servidores públicos a parasitas “O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, além de ter estabilidade na carreira e aposentadoria generosa. O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita”.

Esclarecemos que os servidores públicos desempenham um papel essencial para os cidadãos, materializando o retornos dos impostos pagos em serviços, . Nós do judiciário, por exemplo, contribuímos com nosso trabalho para a entrega da justiça até mesmo em lugares onde bancos, políticas sociais e correios não chegam. Fazemos audiências muito além do nosso horário de trabalho, cumprimos ordens judiciais para expedição de mandados de prisão, alvarás de soltura, decisões liminares para garantia de internação urgente de enfermos, garantia de fornecimento de medicação para doenças graves, medidas protetivas de segurança à mulher agredida, busca e apreensão de pessoas vivendo em situação de risco (especialmente crianças e idosos), atuamos na ressocialização de presos e egressos do sistema penal dentro e fora das casas penais, realizamos estudos com visitas em locais perigosos, insalubres, fazemos reintegração de posse, dentre inúmeras atividades de grande importância para manutenção  do tecido social, muitas vezes trabalhando sem segurança e/ou estrutura, mas se dedicando para oferecer o serviço, sendo abominável a comparação do ministro.

Percebemos a intenção clara de incitar a opinião pública contra os servidores, no momento que antecede a apresentação da reforma administrativa. A declaração além de desrespeitosa, é mentirosa, pois desconhece-se categoria de servidor que tenha recebido qualquer reajuste além da inflação, muito menos em 50%; a “aposentadoria generosa” é outra mentira, principalmente após a reforma implementada pelo governo federal e que vem sendo copiada por todos os estados da federação.

Não podemos admitir tamanha injúria e desrespeito com os trabalhadores do serviço público, exigimos respeito e vamos continuar a defender com garra a manutenção do serviço público para atendimento das demandas da população, contra a tentativa de sucateamento e posterior privatização do serviço público, através da desinformação, da mentira, da má fé e da desonestidade dos que proferem palavras falsas para depois dizer que foram mal interpretados.