» SINDJU recomenda que servidores e servidoras participem de Pesquisa de Clima Organizacional do TJPA

Publicado em: 5 de outubro de 2022

O Tribunal de Justiça do Pará lançou oficialmente sua Pesquisa de Clima Organizacional, cujo questionário está disponível no portal do TJPA. O documento, que poderá ser respondido no computador ou celular, tem questões de múltipla escolha e três questões subjetivas, levando em média 15 minutos para ser preenchido. O/A servidor/a participante poderá atribuir pontuação de 0 a 10 na avaliação dos itens. O link está disponível no portal interno do TJPA.

O SINDJU recomenda fortemente que todos os/as servidores/as do PJPA, filiados ou não, respondam à pesquisa, pois acredita que é uma oportunidade para que os/as servidores/as expressem seu nível de satisfação e demonstrem suas percepções sobre o ambiente de trabalho na instituição. Com o anonimato garantido, o Sindicato sugere que os/as servidores/as tenham coragem de relatar questões muito importantes, como assédio moral ou problemas de relacionamento com as chefias.

Perguntas como “o que você tem a nos dizer sobre o PJPA?”, “sobre o(a) seu(sua) gestor(a)?”, “sobre a sua equipe?” ou “o que sugere para melhoria do clima organizacional do PJPA?” abrem espaço para respostas que sugerem alterações do PCCR, mais diálogo do TJPA com as entidades sindicais e maior atenção às denúncias de assédio moral, por exemplo.

Danyelle Ferreira, vice-Presidenta do SINDJU, explica que a partir desta pesquisa o servidor poderá se manifestar, indicando seu grau de satisfação com o judiciário. “É uma oportunidade de expressar o grau que contentamento do servidor com as desigualdades entre as carreiras, pedir efetividade para os espaços de fala do servidor – como os comitês gestores, relatar a existência de assédio moral e tudo isso sem medo, tendo em vista que que não é necessário se identificar. É a oportunidade de o servidor fornecer uma radiografia do clima organizacional a fim de que o TJ organize seu planejamento para solucionar essas questões”, conclui a dirigente.

A Pesquisa vai avaliar oito dimensões organizacionais: a primeira será identidade, estrutura, autonomia, desenvolvimento, relações interpessoais, liderança, sistema de recompensas e cultura. Em 2022, a Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio de sua equipe técnica, remodelou o instrumento e a metodologia, seguindo os principais apontamentos teóricos sobre a temática e a experiência observada em outras organizações públicas.

A Pesquisa de Clima Organizacional é aplicada desde 2012 pelo Poder Judiciário, e na última década, foi aplicada em quatro oportunidades. A partir de sua aplicação desencadeou ações organizacionais com o objetivo de melhorar o clima organizacional, como o Selo Unidade de Alta Produtividade, a certificação de Eficiência Judiciária (IEJUD) e Unidade 100% PJe, a otimização do concurso de remoção de servidores, a modernização do parque tecnológico do Poder Judiciário, e a expansão da infraestrutura de telecomunicações e segurança armada para todas as Comarcas do Estado do Pará.

Sorteio – Ao final da pesquisa, será gerado um link que garante a participação no sorteio de uma televisão SmartTV 50 polegadas 4K Led. A premiação tem a parceria da Associação de Magistrados do Pará (Amepa), Sindicato dos Oficiais de Justiça e Oficiais de Justiça Avaliadores do Pará (Sindojus), Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará (Sinjep) e Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará (Sindju).