» SINDJU REALIZA ENCONTRO COM SERVIDORES DE DIVERSAS COMARCAS

Publicado em: 13 de junho de 2019

Encontro deliberou pela criação de um Núcleo de Apoio Colaborativo para fortalecer a organização sindical

Ocorreu nesta terça (13) o I Encontro de Organização e Planejamento do SINDJU, evento realizado pela diretoria do sindicato com a participação de servidores de várias Comarcas do Estado, dentre elas Parauapebas, Bragança, Castanhal, Inhangapi, Santa Izabel, Ananindeua e Belém. Com o objetivo de analisar os acontecimentos políticos na atual conjuntura e seus reflexos sobre a categoria dos servidores do poder judiciário paraense, o evento se constitui no primeiro, de uma série que a diretoria do Sindicato pretende ter com seus associados.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD) apoiou a realização do evento, através da participação do seu coordenador Regional Sul, Marco Aurélio Velleda, que também é membro da diretoria eleita para gestão 2019/2021 do SINDJUS-RS.  Velleda, participou de uma roda de conversa junto com Fidelis Paixão, advogado, mestre e consultor em Organização do Terceiro Setor e Políticas Públicas, apresentando elementos que contribuem para a fragilização dos direitos dos servidores públicos e a consequente necessidade de fortalecer a organização da entidade e da categoria através de ações estratégicas.

Durante o Encontro os participantes deliberaram pela criação do Núcleo de Apoio Colaborativo do SINDJU-PA, como espaço de reflexão, formação e elaboração de estratégias de organização e luta da categoria, com a missão de consolidar a participação dos servidores das diversas regiões e Comarcas do Poder Judiciário no Estado. O Núcleo terá encontros presenciais trimestrais e mecanismos de comunicação através das mídias sociais, enfrentando o desafio inicial de fortalecer as mobilizações para a Data-base 2019 e a luta dos servidores pela reposição das perdas salariais inflacionárias do período, entre outras reivindicações.

Segundo Danyelle Martins, vice-presidente e coordenadora de mobilização do SINDJU, “o Encontro apresenta a perspectiva de aprofundar a participação e colaboração da categoria, criando um espaço no Sindicato que, além de reforçar a democracia e a transparência, possibilita maior profissionalização de organização da luta dos servidores, tendo o Núcleo de Ação Colaborativa como um espaço privilegiado para formulação e definição de estratégias”.