» SINDJU-PA participa do VII Encontro Norte da FENAJUD sobre propostas para a categoria

Publicado em: 16 de setembro de 2022

Evento foi em São Luís do Maranhão e contou com a presença de dez sindicatos

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD) realizou, nos dias 26 e 27 de agosto, o VII Encontro Norte da Fenajud, atividade realizada em parceria com o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA). O evento ofereceu debates, palestras, e os participantes traçaram um plano de trabalho em defesa da categoria para os próximos meses.

Lais Trindade, diretora do SINDJU, representou o estado do Pará no evento e conta como foi a experiência: “representar o SINDJU foi uma grande oportunidade de trocar experiências com outros sindicatos do Poder Judiciário Estadual, e verificar que as demandas que eles tem lá são bem semelhantes às que a gente tem aqui, e por isso a gente consegue fazer um programa unificado de luta entre os sindicatos”. E continua: “A participação do SINDJU nesse cenário sinaliza uma postura para a administração do Tribunal de Justiça, no sentido de que nós estamos unidos em nível nacional com os outros sindicatos, e assim fortalecemos a luta interna. Assim como a gente também fortalece a luta dos companheiros de outros sindicatos”, conclui.

As principais pautas discutidas no encontro foram relacionadas à postura dos sindicatos perante as administrações dos Tribunais de Justiça. “No primeiro dia de evento foi realizada uma sessão do filme brasileiro “Que Horas Ela Volta?”, de onde eu tiro a conclusão de que a gente precisa sempre estar colocado no lugar de luta, estar alerta enquanto sindicato”, explica a diretora.

Além disso, as discussões passaram também pela questão do desenvolvimento sustentável dos sindicatos, na medida em que os sindicatos pudessem ter um planejamento, uma organização financeira sadia e patrimônios, para que também pudessem fazer lutas constantes a favor dos servidores  e servidoras. “Percebemos que  organização e planejamento para a mobilização são fundamentais no processo de conscientização dos nossos associados, isso foi muito importante”, detalha.

No primeiro dia de evento foi apresentada uma palestra com o tema “Sindicato Sustentável: Novos Caminhos para o Sindicalismo”, com o Diretor Financeiro do SINJUR Rondônia, Rafael Ricci, onde ele definiu o que seria sustentabilidade: “um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes corretas e economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas”.

Segundo a diretora, a principal pauta foi a organização da entidade sindical em busca da luta contra todas as formas de desigualdade de tratamento. “Observei que essas também são preocupações de outras entidades”, conta Laís.

O encaminhamento final das pautas foi fechado nos seguintes termos: elaboração de um calendário anual de lutas; retomada da campanha contra a PEC 32 a partir de 2 de janeiro de 2023, independentemente de qual candidato à presidência for eleito; entrega à FENAJUD, pelo Sindicato do Amazonas, de uma proposta de EC que transfira para a competência da Justiça do Trabalho os dissídios coletivos dos servidores do poder judiciário estadual.

Estiveram presentes ao evento as seguintes entidades: Sinjur-RO, Sindju-PA, Sinsjusto, Sintaj, Sintjam, Serjusmig, Sindijus-PR, Sindjustiça-CE, Sintaj-BA e Sindjustiça-RN.