» SINDJU Participa de Reunião do Fórum Sindical dos Servidores Públicos do Pará

Publicado em: 19 de janeiro de 2024

Na manhã da última quarta-feira, 17, representantes de 16 entidades sindicais de servidores públicos estaduais se reuniram no SINDSAÚDE (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará) para discutir estratégias e planejar ações em prol dos servidores públicos do Estado do Pará. O encontro contou com a participação do Coordenador do DIEESE, Everson Costa, que abordou temas cruciais da conjuntura nacional e estadual. A pauta da reunião incluiu diversas discussões relevantes para os servidores públicos, destacando-se a análise da situação orçamentária do governo estadual, as perdas salariais enfrentadas pela categoria e as estratégias de negociação a serem adotadas.

O Coordenador Everson Costa enfatizou a importância da mobilização dos servidores e apresentou um panorama detalhado da situação financeira do Estado. O Pará, sendo a 11ª economia do país, possui, segundo ele, margem para negociações salariais. No entanto, alertou para a possibilidade do governo estadual utilizar a queda na arrecadação como argumento contra reajustes. Costa também apontou para a inflação, destacando que o Estado do Pará teve a maior perda salarial a nível nacional. Esse fato, segundo ele, representa um argumento forte para as negociações salariais. No entanto, ressaltou a importância da capacidade de mobilização dos servidores para confrontar o governo estadual e garantir a reivindicação da data base.

Durante a reunião, Antônio Cristo, Diretor Jurídico do SINDJU, ressaltou a necessidade de união entre os diversos setores do funcionalismo público, apesar das diferentes esferas de atuação de cada entidade sindical. O SINDJU, mesmo não tendo o Poder Executivo como empregador direto, participa ativamente das discussões em busca de melhorias para os servidores públicos, pois acredita que a união, a capacidade de diálogo e a mobilização são ferramentas essenciais para garantir a defesa dos direitos dos trabalhadores diante do cenário econômico.

A reunião concluiu com a expectativa de fortalecer a coesão entre as entidades sindicais e mobilizar os servidores para as negociações que se aproximam, visando garantir um reajuste justo e digno para a categoria. Na próxima reunião, agendada para a próxima quinta-feira, 25, os representantes sindicais pretendem discutir e planejar a mobilização dos servidores. A ideia de realizar o encontro em um local imparcial, como a Assembleia Legislativa, foi sugerida para garantir um ambiente neutro e mais equilibrado nas negociações.