logo

» SINDJU participa de Conselho de representantes da FENAJUD e fortalece pautas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário

Publicado em: 7 de abril de 2025



Sindicato também participou de Encontro do Coletivo de Negros e Negras da Federação e do Encontro Regional Norte e Nordeste 

Representantes do SINDJU estiveram em Maceió, capital de Alagoas, nos últimos dias 27 a 29 de março para participar de uma vasta programação organizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD): o Conselho de Representantes da Federação, o Encontro Regional Norte e Nordeste e o Encontro do Coletivo de Negros e Negras da entidade. O encontro reuniu coordenadores da federação e aproximadamente 60 dirigentes de sindicatos de todo o país, que aprovaram 16 encaminhamentos prioritários para a categoria. Além da Presidente do SINDJU, Danyelle Martins, e da diretora Ana Paula Sobrinho, também esteve presente ao evento o diretor do DIEESE no Pará, Everson Costa, que ofereceu uma palestra sobre meio ambiente, oportunidades e desafios da crise climática e a transição justa para a classe trabalhadora. 

Entre as principais decisões, destacou-se a aprovação por unanimidade da realização do 1º Encontro Nacional de Mulheres Dirigentes Sindicais, programado para 2025 em Brasília. A medida, proposta durante os debates, visa ampliar a representatividade feminina no movimento sindical. O conselho também definiu a organização de um ato unificado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), previsto para o primeiro semestre.

Os sindicatos presentes também aprovaram o lançamento de uma campanha nacional para denunciar os chamados “penduricalhos” – benefícios extras concedidos à magistratura que comprometem os orçamentos dos Tribunais. A saúde do trabalhador também ocupou espaço central nas discussões e os delegados aprovaram a elaboração de um amplo diagnóstico sobre as condições físicas e mentais da categoria, além da regulamentação das Normas Regulamentadoras nos Tribunais. Em outro front, a FENAJUD decidiu intensificar a pressão por assento permanente nas pautas do CNJ que afetem diretamente os servidores e servidoras. 

“Os Conselhos de representantes são sempre momentos importantes para debater as pautas comuns entre os sindicatos da base e fortalecer nossa articulação nacional. Além disso, aprovamos no Coletivo de Negros e Negras a realização do 2º Encontro Nacional no Rio de Janeiro e a cobrança por comissões de equidade racial efetivas nos Tribunais”, detalhou Danyelle Martins, presidente do SINDJU. Entre os destaques, a Presidente citou a palestra do professor Rafael Viegas sobre os desafios do CNJ, que resultou na construção de uma agenda de mobilizações contra os desmandos do órgão, incluindo um ato unificado em Brasília.

As decisões tomadas durante o encontro começam a ser implementadas imediatamente, com cronogramas específicos para cada ação, e nesse sentido, o SINDJU assume o compromisso de manter sua base informada sobre os desdobramentos das discussões nacionais, reafirmando seu papel na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário paraense. Juntos somos gigantes.


Compartilhar:


  • Endereço:

    Tv. Joaquim Távora, 327 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-340

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA