» SINDJU-PA se despede da atual e dá boas vindas à nova gestão do TJPA

Publicado em: 8 de fevereiro de 2023

O SINDJU-PA dá boas-vindas à nova administração do TJPA, que foi empossada em 1º de fevereiro, em Belém. A nova gestão tem como Presidente a Desa. Maria de Nazaré Gouveia dos Santos; Vice-Presidente, o Des. Roberto de Moura; e Corregedor-Geral de Justiça, o Des. José Roberto Bezerra Júnior.

O Sindicato acredita que a boa relação entre os servidores e a administração influencia diretamente na qualidade da prestação jurisdicional, e nesse sentido, deseja que seja uma excelente gestão, em que a nova administração esteja aberta a dialogar com a categoria através do sindicato, na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais justo e saudável, com o consequente aprimoramento da prestação jurisdicional.

Apesar das muitas vitórias que o SINDJU e os/as servidores/as conquistaram ao longo da última administração, infelizmente não houve interesse em construir um diálogo com os representantes dos servidores, houve dificuldade para suspender o atendimento presencial durante a realização de obras nos locais de trabalho e a ausência de reuniões do comitê gestor de gestão de pessoas, por exemplo.

No entanto, o SINDJU reconhece, com satisfação, que a consistência do seu trabalho fez com que muitos pleitos tenham sido atendidos, como a antecipação da indenização dos períodos de Licença Prêmio e Férias não gozadas, anteriormente convertidas somente no momento da aposentadoria; o pagamento dos ATS atrasados, corrigindo a injustiça do congelamento imposto pela LC/173, entre outros. Concordamos também que pela primeira vez tivemos o reconhecimento de uma revisão inflacionária antecipada, na data base de 2022.

Também merece destaque a conclusão da digitalização do acervo de processos judiciais e o avanço na ampliação do parque tecnológico, que permitiu ao Tribunal se transformar num tribunal 100% digital. Todas essas foram ações de uma gestão comprometida com o desenvolvimento do Tribunal como instituição, que poderia ter ido mais além se tivesse oportunizado maior participação dos servidores – que lidam com a realidade cotidiana da efetivação da prestação jurisdicional – na procura e construção de soluções.

E é por isso que saudamos a nova gestão buscando o compromisso mútuo do aperfeiçoamento do diálogo com a categoria ansiando por um judiciário que também faça justiça dentro de sua própria casa. E lembrem-se: categoria forte é categoria unida. Filie-se ao SINDJU.