» SINDJU ATUA EM COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

Publicado em: 12 de setembro de 2019

Os diretores Thiago Lacerda e Simone Moreira participaram na última quarta (11), na Corregedoria de Justiça da Região Metropolitana Belém, da audiência de instrução, nos autos de sindicância aberta por representação do SINDJU, a fim de apurar assédio moral praticado por magistrada contra servidor do TJPA.

Durante a audiência, foram ouvidas duas testemunhas, além do servidor envolvido. A próxima audiência deverá ouvir mais duas testemunhas, inclusive uma ex-assessora da sindicada, e somente depois da inquirição de todas as testemunhas, a comissão interrogará a juíza.

O assédio moral é um processo sistemático de humilhação, exposição e constrangimento que ocorre dentro do ambiente de trabalho, mas cujos efeitos se estendem muito além. A degradação emocional a que o assediado é exposto dia após dia, ampliado por uma cultura de medo e silêncio de seus colegas, atinge além da relação de trabalho, as demais relações interpessoais do sujeito, sua autoestima, e produz efeitos negativos tanto psíquicos quanto físicos, muitos dos quais irreversíveis ou de difícil recuperação.

O Sindju repudia as ações que atentem contra a dignidade dos servidores do TJPA e exorta os colegas que estejam sendo vítimas de assédio moral para que tragam a situação ao conhecimento do sindicato para as devidas providências.

O sindicato tem a missão de dar apoio à categoria e garantir que os direitos do servidor sejam resguardados. Segundo a diretora Simone Moreira, o sindicato se coloca à disposição, e reafirma seu compromisso com os servidores. “Os servidores devem procurar o suporte jurídico do sindicato, para que não passem por essa difícil situação individualmente”, reforça.