Publicado em: 8 de novembro de 2018
O SINDJU-PA se integra a campanha “Novembro Azul” a favor da conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O sindicato incentiva que os servidores procurem um médico para exames periódicos de saúde. O exame de toque retal da próstata continua sendo a maneira mais rápida e segura para diagnosticar a doença nos estágios iniciais aumentando as chances de cura. Apesar da importância, o tema ainda é um tabu para muitos homens. O plano de saúde do Tribunal de Justiça do Pará disponibiliza mais de 50 consultórios de urologistas que podem realizar o exame em Belém.
Veja aqui o Guia Médico da Unimed Belém
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 68.220 novos casos de câncer de próstata este ano. O toque retal é acompanhado ainda do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Benigno) fornecendo os dados mais concretos para o médico. Os dois exames se complementam e devem ser pedidos sempre em conjunto. Os exames podem ser realizados pelo médico em um consultório, durante uma consulta com urologista ou proctologista. O exame é muito rápido, demorando cerca de 1 minuto e indolor.
A campanha “Novembro Azul” reforça um conjunto de esforços dos órgãos públicos de saúde com enfoque na mudança do estilo de vida, contra o sedentarismo e a obesidade. Pelas estatísticas da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), os homens morrem mais cedo que as mulheres por falta de cuidado, sendo as maiores vítimas de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e de causas externas, como violência no trânsito.