Publicado em: 26 de fevereiro de 2025
Objetivo é fortalecer a participação da categoria, ouvir demandas e preparar as lutas do próximo ano
A Diretoria Executiva do SINDJU deu início à primeira Caravana de 2025 na última sexta-feira, 21, com visita à comarca de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. A ação, que marca o início de uma série de visitas às varas e unidades de trabalho, tem como objetivo principal ouvir as demandas da categoria, preparar a mobilização para a data-base e fortalecer a participação dos delegados sindicais e da categoria como um todo. Durante a passagem por Ananindeua, a diretoria do SINDJU percorreu as salas e varas, dialogando com os colegas sobre as pautas prioritárias para o próximo ano, convidando a categoria a participar da eleição do polo de Ananindeua – marcada para a semana seguinte – e reforçando a importância da filiação ao sindicato.
Danyelle Martins, presidente do SINDJU, destacou o propósito da iniciativa: “O objetivo da caravana é escutar a categoria, estimular a participação dos delegados sindicais, levantar a discussão da data-base e incentivar a filiação dos servidores e servidoras que ainda não são sindicalizados”.
A escolha de Ananindeua para o início da Caravana 2025 não foi por acaso: a comarca se destacou pela participação efetiva durante a última greve, com mobilizações intensas que chamaram a atenção da diretoria. Mateus Mota, diretor do SINDJU, explicou a importância do projeto: “Começamos a caravana ano passado em apoio às mobilizações do PCCR, e percebemos que ouvir a categoria em seu local de trabalho é fundamental, pois a escuta se torna muito mais proveitosa. São atividades exitosas, já que permitem conhecer as demandas dos servidores diretamente no ambiente de atuação, possibilitando a construção conjunta de soluções para melhorar as condições de trabalho e renda no TJ.”
Já Wbirajara Santos, também diretor do SINDJU, reforça a importância da Caravana: “começamos 2025 marcando os trabalhos de mobilização da base e o foco está em dois eixos principais. Primeiro, queremos manter a categoria atualizada sobre as demandas atuais do SINDJU, como o desvio de função dos auxiliares judiciais e graduação de risco de vida para analistas das áreas técnicas, além de demandas gerais que afetam toda a categoria. Já o segundo eixo é preparar a categoria para a mobilização em torno da data-base, definindo os índices de correção inflacionária e buscando um aumento acima da inflação. Outro tema crucial é a eleição dos delegados sindicais, representantes da base em cada polo. A ideia é mobilizar a base para garantir uma atuação democrática e fortalecida do sindicato”, explicou.
A Caravana 2025 representa um esforço do SINDJU para fortalecer a organização da categoria, ampliar a base de filiados e garantir que as pautas prioritárias, como melhores condições de trabalho e reajustes salariais, sejam discutidas de forma coletiva e democrática. O SINDJU reafirma seu compromisso como representante legítimo dos servidores e servidoras do Poder Judiciário, atuando de forma incansável para defender os direitos da categoria e construir, junto com os trabalhadores, um futuro mais justo e digno. Juntos somos gigantes.