logo

» SINDJU ESCLARECE OS FATOS DA 1ª REUNIÃO DO GT DE DEMANDAS DOS SERVIDORES E REAFIRMA LUTA POR REVISÃO JUSTA AGORA!

Publicado em: 6 de maio de 2025



Servidora e servidor do TJPA!

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado para discutir as demandas dos servidores com a Administração do Tribunal foi um momento importante para posicionarmos nossas pautas. É fundamental que você saiba exatamente o que aconteceu neste encontro e qual a firmeza da posição do SINDJU na luta por sua revisão geral anual e outras demandas!

OS FATOS DA PRIMEIRA REUNIÃO DO GT DE DEMANDAS:

  1. A Administração do TJPA iniciou a reunião apresentando a equipe do Tribunal que conduzirá os trabalhos do GT. Informou que os expedientes e propostas já protocolados pelas entidades estão em análise pelas secretarias de Gestão e Planejamento, e por isso não havia uma pauta específica definida para aquele primeiro encontro. Em seguida, a palavra foi franqueada às entidades presentes.
  2. O SINDJU-PA manifestou que, mesmo sem uma pauta pré-definida para aquela reunião, o tema central e mais urgente para a categoria era a DATA-BASE 2025. Ratificamos nosso pedido de REVISÃO GERAL ANUAL, que inclui a reposição da inflação (IPCA) e um necessário GANHO REAL. Fundamentamos nossa proposta na análise da assessoria econômica do DIEESE e no relatório técnico que elaboramos sobre a real situação financeira, orçamentária e fiscal do Tribunal.
  3. Outras entidades presentes na mesa não manifestaram discordância quanto à proposta inicial da Administração de conceder apenas a reposição do IPCA (previsto em torno de 5,5%, a ser divulgado dia 9 de maio). O foco da discussão por parte dessas entidades se voltou para a apresentação e debate de uma nova metodologia de cálculo para reajustes futuros, baseada no crescimento da receita do Estado. Essa metodologia, se fosse aplicada hoje, supostamente resultaria em um percentual de aproximadamente 10,59%, mas NÃO FOI APRESENTADA COMO PROPOSTA PARA ESTA DATA-BASE IMEDIATA.
  4. Em um momento da reunião, inclusive, uma das associações presentes chegou a classificar o pedido de ganho real do SINDJU para ESTA data-base (2025) como “IDEALISMO”. A outra associação presente anuiu com este posicionamento.

IDEALISMO? NOSSA LUTA POR 8% É BASEADA EM DADOS E NA SUA FORÇA!

Não aceite que chamem de “idealismo” a sua justa reivindicação por uma revisão que inclua ganho real! O SINDJU não trabalha com achismos ou projeções distantes. Nossa proposta de 8% é realista, necessária e, acima de tudo, VIÁVEL para o TJPA.

O TJPA TEM CAPACIDADE DE CONCEDER 8%! NOSSO RELATÓRIO TÉCNICO PROVA!

O SINDJU fez o dever de casa. Nosso relatório, baseado em dados oficiais do próprio Tribunal, demonstra de forma inequívoca a AMPLA CAPACIDADE FISCAL, ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA do TJPA para conceder a revisão de 8%. Confira aqui o relatório técnico na íntegra.

  • O Tribunal possui uma sólida saúde fiscal, operando com margens confortáveis e seguras na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
  • A análise orçamentária e financeira comprova que o impacto de uma revisão de 8% é totalmente absorvível pela realidade do TJPA, desde que haja priorização da Administração com a valorização dos servidores.
  • As receitas próprias do Tribunal, como o FRJ, demonstram vigor e contribuem para essa capacidade, liberando recursos no orçamento principal que podem e devem ser direcionados para o pessoal.

Os dados estão aí. A capacidade existe. Falta a vontade política de reconhecer e valorizar devidamente o trabalho de cada servidor e servidora.

NÃO SE CONFUNDA! LUTE PELO QUE É POSSÍVEL E JUSTO AGORA!

Não permita que a discussão sobre metodologias futuras desvie o foco da sua necessidade presente! O SINDJU está focado em garantir os 8% que significam GANHO REAL NO SEU CONTRACHEQUE NESTE ANO!

IMPORTANTE: O SINDJU não se opõe à discussão de novas metodologias de cálculo para reajustes futuros. Entendemos a relevância de pensar a longo prazo. No entanto, neste momento, nosso foco principal e inegociável é a Data-Base 2025 e a garantia de uma revisão que traga ganho real para a categoria. Agora!

A LUTA CONTINUA E SE FORTALECE COM VOCÊ, SERVIDOR E SERVIDORA!

Nossa história de conquistas prova que só a mobilização da categoria muda o jogo. A próxima reunião do GT de Demandas é dia 15 de maio, e a pressão precisa ser máxima! Vamos retomar nossos dias de luta! 

🗓️ PARTICIPE ATIVAMENTE DAS #QUINTASDELUTA DO SINDJU! Esteja conosco, nas ruas e nas redes sociais, mostrando a força da nossa união e exigindo a revisão que é justa, viável e necessária!

O SINDJU reafirma seu compromisso de lutar incansavelmente pelos seus direitos, com transparência, embasamento técnico e a força inabalável da mobilização da base!

CONFIRA AQUI O RELATÓRIO TÉCNICO PRODUZIDO PELO SINDJU, NA ÍNTEGRA.

JUNTOS SOMOS GIGANTES!

SINDJU-PA – Sindicato dos Funcionários do Poder Judiciário do Estado do Pará


Compartilhar:


  • Endereço:

    Tv. Joaquim Távora, 327 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-340

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA