» SINDJU esclarece benefícios do PCCR e detalha impactos para servidores e servidoras do TJPA

Publicado em: 24 de setembro de 2024

O SINDJU segue analisando o PCCR e destacando as vantagens das mudanças na remuneração dos servidores do TJPA. O sindicato desmente especulações sobre reajustes limitados a 1%, mostrando que as alterações garantirão ganhos maiores.

De acordo com a presidente do SINDJU, a analista Danyelle Martins, os ganhos não se resumem ao aumento do vencimento base, já que outros benefícios como Adicional por Tempo de Serviço (ATS), que garante 5% a mais a cada três anos de trabalho, incidem sobre esse valor. “Quanto mais tempo de serviço no TJPA, maior será o ganho imediato no salário final dos servidores”, explica Danyelle .

O SINDJU apresentou exemplos de projeções do reajustes. Para os analistas na referência A5, o aumento pode ser de até R$ 565,53, considerando um servidor que possua pós graduação e 15% de ATS. Na referência B10, o ganho considerando a incidência dos percentuais no vencimento base e gratificação de nível superior inicia em R$ 1.048,58, aumentando quando considerado o ATS de 35%. Já na referência C15, o aumento chega a R$ 1.338,28, somente somando vencimento base e gratificação de nível superior, sem contar o ATS de 55%, quando os ganhos chegam a cerca de R$2.000,00. Além desses benefícios, destacamos a diminuição do tempo entre classes de três pra dois anos.

A luta do SINDJU continua focada na redução das desigualdades entre magistrados e servidores, que ainda são abissais. Embora a proposta de PCCR não contemple todas as reivindicações defendidas pelo SINDJU, que incluía inclusive percentuais maiores nas progressões , ela traz avanços para todos, mas maiores para aqueles que estavam mais defasados. “Seguimos lutando pela aprovação do PCCR e por melhorias contínuas”, afirma Danyelle.

Apesar de compromissos com a aprovação, o processo voltou ao conhecido ping-pong entre instâncias do TJPA. O SINDJU está preparando material explicativo, com exemplos práticos e que possibilitará que cada servidor(a) possa calcular o seu ganho individual e em breve estará disponível no site e redes sociais do sindicato.

O SINDJU convida os servidores a participar das discussões e evitar desinformações. A mobilização para a greve do dia 25 de outubro é essencial para garantir que o PCCR seja finalmente aprovado.