» SINDJU esclarece as vantagens do novo PCCR e apresenta exemplos de reajustes para os servidores e servidoras

Publicado em: 24 de setembro de 2024

O SINDJU continua o trabalho de análise do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), destacando as vantagens que as alterações no vencimento base trarão aos servidores e servidoras do TJPA. Em meio a informações que podem gerar confusão, o sindicato reforça que os reajustes não se limitam a apenas 1%, como tem sido especulado, e detalha como os servidores e servidoras poderão perceber ganhos reais e significativos com as mudanças propostas.

Segundo a Presidente do SINDJU, Danyelle Martins, além do aumento no vencimento base, é essencial lembrar que outros percentuais incidem sobre esse valor, como o Adicional por Tempo de Serviço (ATS), que garante 5% a mais a cada três anos de trabalho. “O servidor que já tenha, por exemplo, 14 anos de casa, verá um incremento expressivo no salário final, devido à combinação do reajuste no vencimento base e o acréscimo do ATS”, explica Danyelle.

O SINDJU apresentou exemplos de projeções dos reajustes: para os analistas na referência A5, o aumento pode ser de até R$ 588,15, considerando um servidor que possua pós-graduação e 20% de ATS. Na referência B10, o ganho considerando a incidência dos percentuais no vencimento base e gratificação de nível superior inicia em R$ 1.090,49, aumentando quando considerado o ATS de 35%. Já na referência C15, o aumento chega a R$ 1.391,80, somente somando vencimento base e gratificação de nível superior, sem contar o ATS de 55%, quando os ganhos chegam a cerca de R$2.157,30. Além desses benefícios, destacamos a diminuição do tempo entre classes de três pra dois anos.

A Presidente do SINDJU também reforça que o SINDJU está preparando um material explicativo detalhado com gráficos e exemplos práticos para ajudar cada servidor a visualizar as vantagens do novo PCCR. “Nossa equipe está trabalhando para que esse material seja acessível a todos e todas, e ele será disponibilizado em breve no nosso site e redes sociais”, afirma. Com isso, o sindicato pretende garantir que os servidores e servidoras possam identificar de forma clara como as alterações incidem sobre seus vencimentos.

O SINDJU convida os servidores e servidoras a participarem ativamente das discussões sobre o novo PCCR e não se deixarem influenciar por desinformações que minimizam os reais ganhos. “Este é um momento crucial para a valorização da categoria, e o sindicato está empenhado em garantir que as conquistas sejam percebidas e valorizadas por cada um”, conclui Danyelle.