» SINDJU E 50 SERVIDORES DEBATEM RETORNO AO TRABALHO PRESENCIAL

Publicado em: 4 de junho de 2020

Reunidos pela primeira vez em assembleia no formato online organizada pelo SINDJU na tarde do dia 28 de maio de 2020, mais de 50 servidores do tribunal de justiça do Estado do Pará debateram sobre as condições para o retorno presencial ao trabalho, bem como sobre a data base 2020. A reunião, que teve quase quatro horas de duração, recebeu contribuições de servidores de diversas funções, de muitas comarcas do estado, o que possibilitou uma profícua troca de opiniões e rico debate.

A seguir, listamos os encaminhamentos que foram aprovados:

✔️Testagem laboratorial dos servidores para o retorno ao trabalho presencial com custos ao TJPA
✔️Manutenção dos servidores do grupo de risco em teletrabalho.
✔️ Utilização inegociável de equipamentos de proteção individual adequados à atividade desenvolvida pelos servidores.
✔️Redução do acesso ao público externo às dependências do fórum, sendo obrigatório o fornecimento de álcool em gel para todos que entrarem, e obrigatório também o uso de máscaras para adentrar e circular nos prédios;
✔️ Revezamento semanal de equipes em teletrabalho e presencial, a fim de evitar a aglomeração de servidores no ambiente geralmente pequeno dos setores;
✔️ Utilizar o plano de retomada das atividades presenciais elaborado pelo TRT CE como exemplo ;
✔️incluir ao documento as sugestões enviadas por servidores de polos diversos, respeitando as particularidades de cada caso

Além destes, outros pontos também foram abordados e serão incluídos no documento que será entregue à administração do TJPA com as proposições dos servidores para o retorno gradual e mais seguro às atividades presenciais.

✔️ Manutenção em teletrabalho dos servidores que residem com pessoas do grupo de risco;
✔️ Revisão dos contratos de serviço de limpeza, a fim de cumprir a orientação de higiene frequente dos locais de trabalho
✔️Suspensão temporária das visitas e viagens dos servidores integrantes das equipes multidisciplinares até que seja controlada a pandemia;
✔️Suspensão da cobrança de metas de desempenho durante a pandemia;

Quanto à data base, depois da discussão acerca da situação estável da arrecadação do estado do Pará, que não sofreu perdas significativas conforme fontes do Tesouro Estadual e CONFAZ (Ministério da Economia), garantindo inclusive o repasse ao TJPA, os servidores decidiram reivindicar o pagamento integral da inflação acumulada no período.

A diretoria do SINDJU comemorou o êxito da I Assembleia Online da categoria e ficou bastante satisfeita com a participação dos colegas e com o resultado da reunião, momento que além de trazer os assuntos pertinentes da categoria para conhecimento e discussão, também propiciou o encontro, mesmo que por meio da web, dos colegas, numa movimentação positiva para o fortalecimento da categoria como coletivo, fundamental para a organização e conquistas do grupo.