» SINDJU divulga Regimento Eleitoral e Cronograma do pleito de 2023

Publicado em: 21 de agosto de 2023

Comissão Eleitoral anuncia etapas e prazos para o Processo Eleitoral que definirá a próxima direção do Sindicato

No âmbito do SINDJU se inicia mais uma transição democrática e participativa. A comissão encarregada do processo eleitoral anunciou o regimento eleitoral e o cronograma que regerá as etapas-chave para eleger a nova gestão que representará os direitos e necessidades dos servidores do TJPA nos próximos anos. Visando a escolha da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o período de 2023 a 2026, o processo eleitoral ocorrerá de forma exclusivamente online, abrangendo todos os associados habilitados na forma do estatuto do SINDJU-PA.

As inscrições de chapas ocorrem de 22 a 29 de agosto, e a votação está agendada para 29 de setembro, das 8h às 18h, para eleger cargos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Segundo o regimento, a apuração será imediatamente após a votação, com resultados divulgados em até 24 horas. Importante lembrar que a atualização cadastral até 15 de setembro é necessária para garantir o voto. O regimento também aborda impugnações, recursos e medidas para garantir a transparência e lisura do processo. O regimento na íntegra pode ser encontrado neste link.

Quanto ao cronograma, o roteiro delineado é abrangente, com cada passo planejado para assegurar a integridade do processo e a participação dos associados. A jornada começa com a publicação do Regimento Eleitoral, que estabelece as bases para todo o procedimento. A partir daí, o prazo de inscrição de chapas será devidamente observado, permitindo que diferentes grupos apresentem suas propostas e candidaturas.

Ao longo das semanas seguintes, as ações se desdobrarão, incluindo a análise dos integrantes das chapas, o período de campanha, a votação em si e a apuração dos votos. A transparência é uma prioridade, e os membros terão a oportunidade de acompanhar de perto cada fase do processo. O ápice da jornada ocorrerá no dia da votação, em 29 de setembro de 2023, das 8h às 18h. Após a contagem dos votos, a ata correspondente será lavrada imediatamente. Em caso de necessidade, uma recontagem será conduzida, garantindo a precisão dos resultados.

A publicidade do resultado da eleição está programada para o dia seguinte, proporcionando clareza e transparência a todo o processo. Esse resultado é passível de recurso, caso alguma chapa deseje contestar a decisão. A comissão eleitoral terá prazo de cinco dias para avaliar e decidir sobre tais recursos. O processo culminará com a divulgação final da decisão dos recursos e a consequente proclamação da chapa vitoriosa. No entanto, em casos de empate entre as chapas mais votadas ou na anulação da eleição, uma nova votação será convocada, assegurando que a vontade dos associados e das associadas seja devidamente respeitada.

Neste período de profundo envolvimento associativo, o SINDJU demonstra seu compromisso com a democracia interna e a representatividade legítima de seus membros. A comissão eleitoral, por sua vez, se empenha em conduzir o processo com precisão e justiça, garantindo que o sindicato continue sendo uma voz forte e eficaz para a comunidade de servidores do judiciário paraense. Acompanhe neste link as datas de cada etapa.