Publicado em: 17 de abril de 2025
Sindicato apresentou demandas por fardamento, porte de arma e participação na Comissão de Segurança
O SINDJU participou, na última quinta-feira, 10, da reunião da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e utilizou o tempo de fala concedido para reforçar pautas em defesa dos agentes de segurança. Entre as reivindicações, estão a padronização de fardamentos, a garantia do porte de arma e a reinserção desses servidores na comissão.
Thiago Lacerda, diretor do SINDJU, destacou a necessidade de representação efetiva dos agentes no colegiado. “O Sindicato pede que essa comissão avalie esse tema e defira os nossos pedidos de fardamento dos agentes de segurança, que é uma questão de uniformização e padronização da vestimenta desses agentes”, afirmou. Ele também citou a Resolução 435 e questionou a exclusão trazida pela Portaria 1.110/2025. “A mudança recente trouxe a inclusão de um representante da Coordenadoria Militar, e não nos opomos, mas é necessário que o agente de segurança também esteja presente”*, completou.
A atuação do SINDJU em defesa da categoria não é recente. Desde 2024, o sindicato trabalha fortemente pela criação da Polícia Judicial e pela valorização dos agentes de segurança. Nesse sentido, muitos ofícios foram enviados ao TJPA, como, por exemplo, solicitando a mudança da nomenclatura para “agentes da Polícia Judicial”, pedindo a inclusão no Prêmio de Desempenho e Inovação (PDI), e a regulamentação da capacitação profissional para os agentes. Em dezembro do ano passado, o sindicato promoveu uma reunião com os agentes para alinhar estratégias de diálogo com a administração.
Mais recentemente, em fevereiro deste ano, três novos ofícios foram encaminhados ao tribunal, pedindo revisão da Portaria 1.110/2025, implementação de um programa de capacitação e agendamento de reunião para discutir a transformação do cargo.
O SINDJU reafirma seu compromisso com a representação dos agentes de segurança e continuará pressionando por melhorias nas condições de trabalho e reconhecimento da categoria. Juntos somos gigantes.