» Servidores do TJPA realizam segunda paralisação e anunciam greve por tempo indeterminado a partir do dia 25

Publicado em: 18 de setembro de 2024

Categoria denuncia falta de isonomia entre servidores e magistrados e mobilizações seguem até que as reivindicações sejam atendidas

Na manhã desta quarta-feira, 18, servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) paralisaram suas atividades por um dia, mobilizando tanto a capital quanto o interior do estado. A ação fez parte de uma série de protestos organizados pelo Sindicato dos Servidores do Judiciário (SINDJU), e há a possibilidade de que resulte em uma greve geral por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira, 25 de setembro, caso as demandas da categoria não sejam atendidas. A paralisação ocorreu das 8h às 14h, com atos em frente ao TJPA e apoio logístico para os servidores e servidoras das demais comarcas do estado.

A paralisação integrou as estratégias dos trabalhadores e trabalhadoras para pressionar o TJPA em relação a diversos pontos, como o fim das desigualdades no pagamento do risco de vida, elevação e fim das disparidades nos percentuais de progressão para todos os cargos, reformulação do plantão judicial, fim das jornadas de plantão sem intervalos e o pagamento de horas extras e adicional noturno. A categoria também exige o fim da coleta biométrica de presos, atualmente realizada por funcionários do TJPA – o que caracterizaria desvio de função, uma vez que é responsabilidade da polícia civil –, além do pagamento de auxílio-transporte para todas as comarcas e a extensão do adicional de qualificação a todos os cargos.

Danyelle Martins, presidenta do SINDJU, destacou a importância da mobilização: “é preciso que a sociedade saiba que o servidor do Judiciário não ganha o mesmo salário dos juízes. Nós somos obrigados a fazer atos, mobilizações e greves para que nossas pautas sejam atendidas. Hoje, os servidores do Judiciário lutam pelo fim das jornadas extenuantes de plantão, pelo fim do desvio de função, quando são obrigados a desempenhar atividades que são exclusivas da polícia civil. Também lutam pela isonomia no pagamento do risco de vida entre os servidores e outras pautas que envolvem a atualização do PCCR. Estamos dispostos a entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 25 e continuaremos na luta, buscando o avanço na pauta de valorização e respeito aos trabalhadores do Judiciário.”

A paralisação desta quarta-feira reforça o papel do SINDJU na defesa dos direitos e da valorização da categoria. O sindicato tem sido uma voz ativa nas negociações com o Tribunal de Justiça, promovendo mobilizações em busca de isonomia e melhores condições de trabalho. Com a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 25, o sindicato reafirma seu compromisso de lutar por respeito e justiça para os servidores e servidoras do TJPA, garantindo que suas reivindicações continuem a ser ouvidas.