» Servidores do TJE-PA aprovam estado de greve e indicativo para 10 de novembro

Publicado em: 21 de outubro de 2021

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) aprovaram o estado de greve com indicativo de início do movimento paredista para o dia 10 de novembro, caso as negociações entre o Sindicato dos Funcionários do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (SINDJU-PA) e a administração do tribunal não avancem. No total mais de 350 pessoas participaram da assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira (21), presencialmente em frente ao Fórum Cível de Belém, no bairro da Cidade Velha, e virtualmente para servidores de outras comarcas.

O estado de greve é um alerta que os servidores paralisarão as atividades por tempo indeterminado caso a administração do tribunal não avance nas negociações. Os servidores reivindicam a recomposição inflacionária e valorização da categoria.

Na avaliação do presidente do SINDJU-PA, Thiago Lacerda, todas as expectativas foram superadas. “A participação na assembleia superou todas as expectativas, contando com a participação de mais de 350 servidores no formato semipresencial, o que possibilitou a participação de comarcas de todo o Estado”, comemora.

“Devido à intensa mobilização feita pelo sindicato, os servidores já estavam bastante convencidos em deflagrar o movimento grevista se for necessário para a defesa de direitos que estão sendo injustamente negados pela Administração do TJPA. A deliberação pelo indicativo de greve foi aprovada por mais de 95% dos presentes. Cremos que até o dia 10 de novembro a mobilização será ainda maior, pois o sindicato visitará diversas comarcas para ampliar o alcance da discussão”, complementa.

Dentre as reivindicações da categoria estão a reposição das perdas inflacionárias 2019/2021 e perdas de 2016 no vencimento base e no auxílio alimentação; alteração do PCCR para correção de distorções na tabela de progressões dos auxiliares; convocação de aprovados no concurso público; Limitação da jornada de trabalho nos plantões judiciais; implementação da compensação financeira dos dias de trabalho em sobreaviso; criação de mesa permanente de negociação, com reuniões periódicas, e outras.

Leia todas as reivindicações dos servidores para a administração do TJPA

Segundo a vice-presidente do SINDJU-PA, Danyelle Martins, com a pandemia, os servidores do TJ-PA ficaram ainda mais sobrecarregados. “Os servidores estão sobrecarregados e se sentindo desvalorizados. Com a pandemia, diminuiu a quantidade de servidores trabalhando presencialmente por conta dos riscos de contaminação e a jornada de trabalho aumentou, junto com a cobrança por produtividade. A administração está cada vez mais aficcionada por metas a qualquer custo, mesmo sem oferecer, nas unidades judiciárias a estrutura suficiente para o desenvolvimento do trabalho, principalmente no interior, onde servidores sofrem com o sinal de internet ruim, equipamentos velhos, falta de servidores e uma demanda cada vez maior”, enumera.

Danyelle ressalta a vontade dos servidores de enfrentar a desvalorização imposta pela administração nos últimos anos. “Com essa postura de não repor a inflação, vimos um levante dos servidores do interior, inconformados de amargar perdas de quase 17% em seus vencimentos e de cumprir plantões de mais de 60 horas nos finais de semana. Servidores de comarcas do interior se reuniram em suas comarcas para decidir de forma conjunta os próximos passos, que culminou com a aprovação do estado de greve”, ressaltou Danyelle. O SINDJU-PA encaminhará as decisões da categoria para a administração do TJPA e tentará agendar uma reunião para discutir a pauta de reivindicações.