logo

» SERVIDORA DO TJPA PUBLICA ESTUDO SOBRE O PERFIL DE VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Publicado em: 7 de agosto de 2020



A Assistente Social e servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Walderez de Matos, publicou um artigo na coleção “Psicologia e Trabalho Social – Fundamentos para o Trabalho no Judiciário – Volume Fundamentos”. A obra é uma publicação da Nova Práxis Editorial, e o estudo intitulado “Abuso sexual contra crianças e adolescentes: caracterização das vítimas atendidas em Belém do Pará”, foi elaborado pela servidora para contribuir com o trabalho desenvolvido na 1ª Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes, na comarca da capital, onde atua desde 2018.

A publicação apresenta uma aproximação dos dados para conhecer melhor o público da Vara na qual trabalha. “Esse estudo apresenta a questão da violência e da caracterização do público atendido, através da coletânea de dados como gênero, grau de parentesco, idade e outros, que levantam um perfil de quem são essas crianças, e quem são os agressores”, conta a servidora.

Mais do que classificar dados, a ideia do estudo é contribuir para as discussões sobre o tema e disponibilizar ferramentas para o trabalho junto às famílias assistidas, através de encaminhamentos necessários para que ganhem maior autonomia.

A AUTORA

Walderez de Matos tem formação em Serviço Social pela UFPa, é especialista em Elaboração, Acompanhamento e Avaliação de Políticas Sociais pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará em parceria com a Universidade da Amazônia, e faz parte do quadro efetivo do TJPA desde 2008 onde já atuou também em Varas da Infância e Juventude, integrando as Equipes Multidisciplinares de poio especializado ao Juízo.

O livro pode ser encontrado direto com a autora, ou no site da editora: www.novapraxiseditorial.com


Compartilhar:


  • Endereço:

    Rua Desembargador Ignácio Guilhon, n.º 85, 1º andar, Campina, Belém/PA. CEP 66015-350.

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA