logo

» Reunião do GT da Data-Base 2025 discute reajuste com proposta de 6% do TJPA, SINDJU mantém 8% e vai convocar AGE para categoria decidir

Publicado em: 23 de maio de 2025



Além disso, TJ barrou participação do assessor técnico do SINDJU, apesar de contar com mesa repleta de assessores técnicos

A reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Data-Base, realizada na última quarta-feira, 21, debateu propostas de reajuste salarial para os servidores e servidoras do TJPA. A administração partiu de uma proposta inicial de 5,55% – apenas 0,02% acima da inflação acumulada. O SINDJU manteve a pauta de 8% aprovada em assembleia, reforçou a viabilidade orçamentária e a importância de recomposição dos vencimentos. O Sinjep sugeriu 6%, o Sindojus pediu entre 7% e 7,5%, e a Anajus não apresentou contraproposta. Nos próximos dias o SINDJU vai convocar uma AGE para discutir a pauta com a categoria.

Durante a reunião, o SINDJU levantou uma discussão em andamento sobre a criação de uma nova vantagem para a magistratura, com impacto orçamentário estimado em 50 milhões de reais, que prevê folgas a cada três dias de trabalho. A Presidente do SINDJU, Danyelle Martins, destacou a disparidade entre a resistência em atender as demandas da categoria e os milhões em vantagens em negociação para a magistratura. “Enquanto a administração oferece apenas 6% de reajuste, vemos simultaneamente a negociação de 50 milhões em benefícios para juízes e juízas, incluindo folgas a cada três dias. Essa diferença de tratamento é inaceitável. Nossa categoria, que sustenta diariamente o funcionamento do Judiciário, exige respeito. Os 8% que nós estamos defendendo foram aprovados em assembleia e representam o início da recomposição das perdas históricas dos trabalhadores e trabalhadoras do TJ desde 2016”, afirma.

Além disso, no início da reunião, a administração do TJPA vetou a participação do supervisor técnico do DIEESE e assessor do SINDJU, Everson Costa, convidado pelo sindicato para dar apoio técnico. A decisão deixou explícita a desproporção entre as equipes: enquanto o TJPA contou com uma bancada de secretários, juízes auxiliares e assessores técnicos, os servidores tiveram negado seu apoio técnico. O veto foi registrado em ata a pedido do SINDJU, mas infelizmente as demais entidades presentes não se manifestaram sobre o ocorrido.  

Diante deste cenário, o SINDJU segue mobilizado e mobilizando a categoria em defesa dos nossos direitos. Convocamos todos os servidores e servidoras a participarem massivamente da próxima AGE, que será online e está confirmada para o dia 27 de maio, a partir das 15 horas, pelo aplicativo Teams. Não vamos nos omitir diante de propostas que desconsideram o valor de nosso trabalho, enquanto vemos privilégios sendo ampliados para outros setores. A hora é de união e resistência. Juntos somos gigantes.


Compartilhar:


  • Endereço:

    Tv. Joaquim Távora, 327 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-340

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA