logo

» Regulamentação do plantão judicial: SINDJU pede para participar de GT do TJPA para debater o tema

Publicado em: 27 de agosto de 2024



Sindicato quer garantir direitos dos servidores e servidoras e melhorias na gestão do plantão

O SINDJU encaminhou, no último dia 9 de agosto, um ofício à presidência do TJPA, solicitando a participação de um representante da entidade no Grupo de Trabalho responsável por discutir e propor alterações na regulamentação do Plantão Judicial. O sindicato foi informado recentemente pela administração do Tribunal sobre a existência desse grupo, que tem entre suas pautas a revisão das normas que regulam o Plantão Judicial, e como esse tema é de especial interesse da categoria e tendo sido objeto de diversos requerimentos, a entidade considerou fundamental estar presente nas discussões. Entre as principais preocupações da entidade está a necessidade de estabelecer horários específicos para o processamento de expedientes, garantindo assim o direito à desconexão dos trabalhadores ao término de suas jornadas.

No ofício, o sindicato argumenta que o uso indiscriminado de ferramentas telemáticas fora do horário de trabalho tem levado a uma jornada exaustiva, comprometendo o descanso dos servidores e servidoras e impactando negativamente sua saúde e bem-estar. “É sabido que o avanço tecnológico e o uso indiscriminado das ferramentas telemáticas fora da jornada de trabalho para cumprimento de atividades ou mesmo estar à disposição do empregador para fornecer informações implica em submissão à exaustiva jornada de trabalho, comprometendo o período de descanso, privando o servidor do convívio familiar e dos momentos de lazer”, destaca o documento.

O sindicato também defende a limitação dos horários para a distribuição de feitos e procedimentos no Processo Judicial Eletrônico (PJE) durante o plantão, permitindo que o peticionamento de pedidos de urgência ocorra apenas nos horários correspondentes ao expediente presencial. O sindicato ressalta, contudo, que os pedidos cuja urgência seja comprovada e exijam ação imediata do judiciário devem ter uma regulamentação específica quanto à sua apresentação e às diligências necessárias.

Diante da importância do tema para a categoria, a inclusão de um representante sindical no GT é vista como fundamental para assegurar que as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras sejam efetivamente representadas. A participação do SINDJU visa garantir que os direitos dos servidores e servidoras, especialmente no que se refere ao Plantão Judicial, sejam considerados nas alterações da regulamentação, promovendo melhorias na gestão do plantão e reforçando o compromisso da entidade com a valorização e o bem-estar dos servidores e servidoras.


Compartilhar:


  • Endereço:

    Tv. Joaquim Távora, 327 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-340

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA