» Presidente do STJ prestigia posse de nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas

Publicado em: 7 de abril de 2021

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou nesta terça-feira (6) da solenidade virtual de posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho.

A magistrada foi nomeada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), em vaga do quinto constitucional reservada ao Ministério Público estadual.​​​​​​​​​

Ministros do STF e do STJ, conselheiros do CNJ e diversas outras autoridades participaram da cerimônia virtual da posse de Vânia Marinho no TJAM.

Por videoconferência, o presidente do STJ enalteceu a carreira da desembargadora Vânia Marinho. “Sua trajetória bem demonstra a sua contribuição para todo o sistema de Justiça do Estado do Amazonas, bem como para a cultura jurídica nacional”, afirmou.

O ministro Humberto Martins aproveitou a oportunidade para se solidarizar com as famílias das mais de 330 mil vítimas da pandemia da Covid-19.

“Em nenhum momento foi previsto o que estamos passando agora. Todos precisamos dedicar mais amor ao próximo. Nada é impossível para Deus: tudo passa, só não passa a misericórdia de Deus. A pandemia será vencida”, declarou.

Além de Martins, a cerimônia contou com a presença de vários ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – inclusive do presidente da corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux –, ministros do STJ, conselheiros do CNJ e diversas outras autoridades.

Currícu​​​lo

Vânia Marinho é graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas. Possui especialização em legislação ambiental, direito civil e processo civil, além de mestrado em direito ambiental penal.

Antes de assumir o cargo de desembargadora, atuou no Ministério Público amazonense, onde ingressou em 1998. Vânia Marinho encerrou a trajetória como promotora de Justiça na área da infância e juventude.

“Muito se fala que crianças e adolescentes são o futuro do Brasil, mas eles necessitam ser cuidados, hoje, enquanto sujeitos de direitos, para que possam ter, amanhã, o mesmo futuro que almejamos para nossos filhos; nada mais, nada menos”, disse a nova desembargadora do TJAM em seu discurso de posse.​

Fonte:STJnotícias