Publicado em: 5 de dezembro de 2024
Diretoria do SINDJU reforça articulação para implementação do PCCR ainda este ano
Em uma sessão marcada por discursos de apoio à luta dos servidores e servidoras do Judiciário, o novo PCCR foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). Representantes do SINDJU e servidores acompanharam a sessão, celebrando mais um passo na longa trajetória pela valorização do funcionalismo público. A aprovação do projeto é fruto de uma mobilização que há 17 anos reivindica o reconhecimento e a justa remuneração para os servidores e servidoras que atuam no sistema de Justiça do Pará.
Em sua fala, o Deputado estadual Fábio Filgueiras disse que a aprovação do novo PCCR resgata um passivo com os servidores. “Há 17 anos esses servidores lutam por reconhecimento, lutam por um plano justo para a categoria, essa não é uma luta de agora, ela vem se arrastando há muitos anos. Hoje estamos aqui unidos e acredito que de forma unânime vamos avaliar e aprovar esse projeto para os nossos servidores”, defendeu.
Já a Deputada Lívia Duarte declarou que não seria possível que esse projeto estivesse sendo votado se não fosse a movimentação dos servidores. “O governo cede a pressão dos servidores, mas a luta é dos servidores, é de quem está no dia-a-dia atrás de uma mesa, defendendo, articulando, despachando, fazendo hora extra, que às vezes não é paga, cumprindo mais de uma função, cumprindo função há anos sem ter remuneração para isso. Então, eu queria parabenizar os servidores da Justiça Paraense pela luta, pela incessante busca pela garantia mínima de direitos. O que nós estamos votando aqui hoje é o mínimo, é o que a Constituição Federal diz que os servidores têm que ter. Então, viva a luta dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e eu espero que seja essa votação símbolo e exemplo para outras carreiras do Estado do Pará, para outras carreiras de servidores públicos. Parabéns”, finalizou a parlamentar.
Após a aprovação unânime no plenário, a diretoria do SINDJU manteve articulações para agilizar a sanção do projeto, buscando garantir que os benefícios possam ser implementados ainda em dezembro de 2024. “Conversamos com o deputado Eraldo Pimenta, que articulou para que a gente fosse recebido pelo Chefe da Casa Civil, Luiziel Guedes. Conversamos com ele, que entrou em contato com o Secretário de Planejamento do Tribunal e ficou acordado que eles vão se empenhar para aprovar o projeto o mais breve possível”, explicou a Presidente do SINDJU, Danyelle Martins.
O SINDJU reforça seu compromisso em seguir acompanhando as próximas etapas do processo, mantendo a categoria informada sobre avanços e novos desdobramentos. A aprovação do PCCR representa uma vitória importante, mas a luta pela valorização do serviço público não termina aqui. O sindicato reafirma seu papel como representante dos servidores e servidoras do Judiciário, sempre buscando garantir direitos e conquistas. Juntos somos gigantes!