logo

» NOTA PÚBLICA DO SINDJU

Publicado em: 27 de maio de 2025



Pela continuidade da luta em defesa da valorização da categoria.

Nossa história é de diálogo e conquistas pela base

O SINDJU reconhece os avanços conquistados nos últimos anos por meio do diálogo, da mobilização e do protagonismo da categoria — que chegou a cruzar os braços e entrar em greve para conquistar o novo PCCR. No entanto, diante da proposta de apenas 0,47% de ganho real, apresentada recentemente pela patronal, afirmamos com clareza: o que está sobre a mesa está aquém do que foi pedido, do que é justo e do que o orçamento do Tribunal permite realizar.

Não é limitação. É escolha política.

E dizemos isso com propriedade. Estudos técnicos realizados pela assessoria do DIEESE, contratada pelo SINDJU, demonstram que o TJPA tem margem orçamentária para aplicar até 8% de ganho real. Portanto, não estamos lidando com uma limitação financeira, mas com uma decisão política.

Enquanto isso, seguem sendo irrigadas com recursos milionários as vantagens retroativas dos magistrados, pagos pelos mesmos cofres, dentro do mesmo orçamento. É preciso dizer com todas as letras: não é falta de dinheiro — é escolha política.

Aceitar o mínimo antes da luta é desistir por antecipação

Infelizmente, mesmo antes de a luta começar, há quem tenha optado por aceitar o mínimo — um ponto de partida apresentado como ponto final. Respeitamos essa escolha, mas não desistiremos de lutar por uma valorização verdadeira.

Migalhas para os de baixo, milhões para os de cima

Não podemos naturalizar um Judiciário que sempre encontra verbas para os de cima e oferece migalhas aos de baixo. Essa lógica aprofunda desigualdades, fragiliza o corpo técnico do TJPA e desrespeita quem faz a Justiça funcionar todos os dias.

Somos todos Justiça

Os magistrados são importantes — e reconhecemos isso. Mas há quem trate o Tribunal como se fosse composto apenas por grandes magistrados, considerando os demais como simples colaboradores. Essa não é a verdade. Somos todos servidores públicos concursados.

Somos analistas judiciários, com especialidade em direito, serviço social, psicologia, pegadogia, contabilidade, administração. Somos oficiais de justiça, auxiliares, motoristas, agentes de segurança, profissionais da limpeza. Um corpo multidisciplinar e complementar que garante o funcionamento da Justiça — inclusive nos 176 dias de folga dos juízes.

É hora de mostrarmos nossa força

Nosso compromisso é com toda a categoria: analistas, oficiais, auxiliares, atendentes, agentea e aposentados. Com todos e todas que constroem a Justiça com o suor de seu trabalho.

Hoje, teremos a assembleia.
Acontece às 14h30, pelo Teams, a assembleia geral oficial, de todos os servidores e servidoras do TJPA, que decidirá se aceita ou não essa proposta patronal. A decisão da categoria é soberana.

Seguimos firmes, com diálogo e mobilização. Porque juntos, somos gigantes.

Diretoria do SINDJU-PA
Belém, 27 de junho de 2025.


Compartilhar:


  • Endereço:

    Tv. Joaquim Távora, 327 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-340

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA