» Nota de solidariedade aos trabalhadores rodoviários

Publicado em: 22 de abril de 2018

O Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará (SINDJU-PA) vem a público manifestar solidariedade ao movimento grevista dos trabalhadores do transporte público coletivo de Belém, Ananindeua e Marituba. O SINDJU-PA considera as reivindicações dos rodoviários por melhores salários, condições de trabalho, maior segurança e menor jornada como justas e necessárias para que os trabalhadores e suas famílias tenham dignidade e qualidade de vida.
Concomitantemente, o SINDJU-PA repudia a agressão da Polícia Militar contra manifestação dos trabalhadores na noite do último sábado, dia 21. A dura repressão contra o movimento sindical com balas de borracha e bombas atingiu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba (Sintram), Huellem Ferreira, que foi levado desmaiado a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), e ainda prendeu cinco diretores do Sintram encaminhados à Delegacia da Cidade Nova.
A diretoria do SINDJU-PA se posiciona contrariamente à decisão da Justiça do Trabalho da última quinta-feira, dia 20, que considerou a greve legítima “ilegal” determinando aos sindicatos rodoviários pagamento de multa de R$ 10 mil, além de liberar os patrões, que já lucram com o alto preço das passagens de ônibus oferecendo um péssimo serviço à população, para contratarem fura-greves para enfraquecer o movimento.
A solução por um transporte público de qualidade passa pela valorização de todos os trabalhadores rodoviários. Desta forma, o SINDJU-PA reforça o apoio ao movimento justo dos trabalhadores e contra a criminalização judicial e policial do movimento sindical.