Publicado em: 5 de dezembro de 2024
O SINDJU Pará manifesta total solidariedade à Oficiala de Justiça Carina Ribeiro, vítima de agressões físicas durante o cumprimento de suas funções no distrito de Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém. O episódio, ocorrido no dia 28 de outubro, enquanto a servidora entregava um mandado de intimação, expõe a vulnerabilidade a que estão sujeitos os servidores e servidoras que atuam na linha de frente do sistema de justiça.
O Sindicato reconhece a gravidade do ocorrido e lamenta que uma servidora pública, no exercício de suas atividades, tenha sido submetida a tamanha violência. Este caso ressalta a necessidade de proteção aos profissionais do Judiciário e um debate mais amplo sobre as condições de trabalho enfrentadas por todos os servidores e servidoras que cumprem decisões judiciais externamente.
Este incidente é mais uma evidência de que a sobrecarga de trabalho e a priorização de metas quantitativas, muitas vezes em detrimento da possibilidade de realizar uma análise qualitativa e cuidadosa dos casos, podem expor os profissionais a situações de perigo. Encorajamos o Tribunal de Justiça a revisar e aprimorar o modelo de gestão e a implementação de medidas que assegurem a integridade física e emocional de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O SINDJU reafirma seu compromisso inabalável com a defesa dos direitos, da segurança e das condições de trabalho de todos os servidores e servidoras do Poder Judiciário. Estamos ao lado da oficial de Justiça Carina Ribeiro e de todos os profissionais que enfrentam desafios semelhantes no exercício de suas funções, e seguimos vigilantes na cobrança por medidas efetivas que garantam o respeito, a dignidade e a proteção de cada trabalhador e trabalhadora do sistema judiciário. Juntos, fortaleceremos nossa luta por um ambiente de trabalho mais seguro, humano e justo.
SINDJU Pará