Publicado em: 5 de fevereiro de 2024
Nesta segunda-feira, 5, as dirigentes do SINDJU Danyelle Rodrigues e Alessandra Martins estiveram na Secretaria do Fórum Cível para apurar os detalhes do incidente que levou à evacuação do terceiro andar do prédio na referida data. O cheiro forte de gás havia causado preocupações entre os funcionários, resultando na saída temporária do local.
Ao se reunirem com o Secretário do Fórum Cível, Charlei Cardoso, representantes do SINDJU obtiveram a informação de que o Corpo de Bombeiros já havia realizado uma minuciosa vistoria em todos os botijões de gás de cozinha do edifício, e não foi constatado nenhum tipo de vazamento, descartando a possibilidade de explosão.
A atenção dos Bombeiros, então, voltou-se para os aparelhos de ar-condicionado, na tentativa de identificar a origem do odor. Mesmo eventuais vazamentos nos sistemas de ar-condicionado, se detectados, não representariam prejuízos à segurança dos servidores.
Embora o Corpo de Bombeiros ainda estivesse em processo de vistoria para identificar a fonte do cheiro, a conclusão preliminar até aquele momento era tranquilizadora. A presença de obras nas proximidades do Fórum Cível, com circulação de caminhões e tratores, é uma das possíveis explicações aventadas. No entanto, até o momento da visita do SINDJU, nenhuma conclusão definitiva tinha sido alcançada.
O SINDJU informa que retornará à Secretaria do Fórum para acompanhar as atualizações e verificar se já está disponível o laudo conclusivo dos Bombeiros sobre a origem do odor. Até então, os servidores foram autorizados a retornar às suas atividades, uma vez que foi descartada a possibilidade de risco iminente. O Sindicato enfatiza a importância da integridade dos trabalhadores e trabalhadoras para o desempenho de suas funções e aguarda as próximas informações sobre o caso.