» Nota de Apoio do Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará (SINDJU-PA) ao Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco (SINDJUD-PE)

Publicado em: 22 de maio de 2023

O Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará (SINDJU-PA) expressa seu total apoio ao Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco (SINDJUD-PE) em relação à atual situação da campanha salarial e negociações em andamento da data-base 2023.

Reconhecemos e valorizamos o empenho contínuo do SINDJUD-PE na busca por melhores condições de trabalho e remuneração para os servidores do Judiciário em Pernambuco. É louvável que o sindicato esteja atento às necessidades da categoria, antecipando-se ao período da data-base e lançando campanhas salariais de forma proativa.

Inicialmente, houve uma oferta informal por parte do TJPE de um reajuste de 5,9%. Enquanto o SINDJUD-PE trabalhava arduamente para avançar nas negociações e obter uma resposta satisfatória, a administração formalizou uma proposta de apenas 4,6%, que está muito aquém das expectativas da categoria.

Além disso, a proposta de reajuste diferenciado com base no nível de carreira dos servidores, oferecendo percentuais distintos para cada faixa salarial, é claramente divisionista e contraproducente. O fato de os servidores dos níveis P20 e P21, que exigem mestrado ou doutorado, receberem um reajuste de apenas 2% demonstra uma clara intenção de dividir a categoria. É importante ressaltar que diversos servidores já alcançaram esses níveis e continuam buscando aprimorar suas qualificações, o que evidencia o interesse e o comprometimento da categoria com o desenvolvimento profissional.

O SINDJUD-PE mostrou-se firme em sua postura, rejeitando essa proposta divisionista e realizando uma assembleia na escadaria do fórum, mesmo diante das dificuldades impostas pela administração. O ato que reuniu cerca de 400 pessoas demonstrou a união e a determinação da categoria em busca de uma solução justa.

Preocupa-nos o fato de a administração do TJPE ter publicado o reajuste no Diário de Justiça sem levar em consideração a vontade e a opinião da categoria, agindo à revelia do SINDJUD-PE. É fundamental que haja um espaço efetivo de negociação, onde a categoria possa expressar suas demandas e participar ativamente do processo decisório.

Dessa forma, o Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará (SINDJU-PA) manifesta sua solidariedade aos servidores e servidoras do TJPE e se une ao sindicato na pressão pela reabertura de uma mesa de negociação que proporcione um ambiente propício ao diálogo, ao contraditório e à consideração dos anseios da categoria. É imprescindível que a administração do TJPE escute verdadeiramente as demandas dos servidores e leve em conta suas necessidades legítimas.

Estamos atentos aos desdobramentos dessa situação e reiteramos nosso compromisso em defender os direitos e as necessidades da classe trabalhadora do Judiciário. Juntos, fortaleceremos a luta por uma categoria valorizada e respeitada.

Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará