logo

» MPPA promove curso de introdução à Justiça Restaurativa

Publicado em: 20 de abril de 2018



O Ministério Público do Pará, em Santarém, promove de 23 a 25 de abril o curso de Justiça Restaurativa, com 60 vagas e 20 horas/aula. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis por meio do sistema do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), no site do MPPA. O curso ocorrerá pela manhã e à tarde, na sede do MP em Santarém. O objetivo é a formação de novos profissionais habilitados para a gestão positiva de conflitos, prevenção da violência e seu tratamento, com foco nos princípios e metodologias da Justiça Restaurativa. Clique aqui e se inscreva.

O curso é voltado para profissionais do sistema de justiça (magistrados, promotores, defensores públicos, advogados, policiais, servidores do MPPA, estagiários e auxiliares) e gestores de instituições que integram os sistemas de segurança pública, atendimento socioeducativo, assistência social, educação pública, prevenção e combate à violência doméstica/familiar e proteção a crianças e adolescentes.

O curso será ministrado pela Juíza Josineide Gadelha Pamplona, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Santarém, pelo professor Nirson Medeiros, da Universidade Federal do Oeste do Pará e Augusto Cesar de Vasconcelos, psicólogo da Vara da Infância e Juventude de Santarém.

A Justiça Restaurativa é uma perspectiva de conflitos que se caracteriza pela inclusão de todos os interessados em uma dada situação representada socialmente como delito, com foco, sobretudo, no atendimento de necessidades e na resposta a obrigações decorrentes do crime ou ato infracional, na reparação dos danos e na restauração do tecido social rompido. O modelo tem origem em experiências de administração de conflitos que emergiram em países como Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia, sendo introduzida no Brasil em meados de 1990.

FONTE: Site do MPPA


Compartilhar:


  • Endereço:

    Rua Desembargador Ignácio Guilhon, n.º 85, 1º andar, Campina, Belém/PA. CEP 66015-350.

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA