» Ministra Cármen Lúcia cumprimenta Rodrigo Janot em sua última sessão como representante da PGR

Publicado em: 14 de setembro de 2017

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, cumprimentou, em nome da Corte, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em sua última sessão antes da transmissão do cargo, na próxima segunda-feira (18), agradecendo o trabalho realizado por ele ao longo dos quatro anos de exercício do cargo. “Vossa Excelência honrou o trabalho dessa tão importante instituição para a democracia brasileira”, afirmou.

A ministra lembrou que a transitoriedade dos mandatos é uma característica da democracia, principalmente da República. “Os mandatos se exercem dentro da perspectiva de que somos todos servidores públicos, agentes políticos passageiros numa nação que é muito mais do que cada um de nós”. Destacou, porém, que tanto o Ministério Público quanto o Judiciário e o STF não deixarão em desvalia os direitos dos cidadãos brasileiros, “que podem contar sempre com a certeza de que nós somos passageiros, mas a Justiça é permanente, e será devidamente honrada na forma democrática e republicana das nossas instituições”.

Ao se despedir, Janot lembrou que, no desempenho da função, pôde acompanhar grandes julgamentos e debates, e destacou a retidão do Supremo na condução do processo jurídico-criminal “mais complexo e delicado que o país já vivenciou”. “Nos momentos cruciais do fenômeno que se convencionou chamar de Operação Lava-Jato, o STF foi firme, respeitou as leis e a Constituição, mas não se acovardou”, afirmou. Segundo ele, a Corte tem desempenhado o papel de esteio da estabilidade institucional e democrática.

CF/EH

Fonte:Supremo Tribunal Federal