logo

» Migração econômica e refugiados são temas do programa STJ Cidadão

Publicado em: 7 de dezembro de 2017



A migração econômica é o deslocamento de pessoas para áreas onde o sistema produtivo pode proporcionar melhores oportunidades e perspectivas de vida. Ela criou um novo tipo de refúgio com direito a visto temporário no Brasil. O programa STJ Cidadão que vai ao ar às 21h desta quinta-feira (7) na TV Justiça conta a história de uma venezuelana que saiu do país de origem justamente para fugir da crise econômica e política.

Para ajudar refugiados de países vizinhos, como a Venezuela, o Conselho Nacional de Imigração divulgou a Resolução 126/2017, que permite a concessão de residência temporária a migrantes que entrem no Brasil por via terrestre e sejam naturais de países que fazem fronteira com o país.

Além da migração econômica, o STJ Cidadão traz a história de refugiados que vieram ao Brasil atrás de uma vida mais segura. Eles contam como foi a adaptação com a língua e a cultura, a busca por trabalho, o preconceito e a saudade de casa.

O programa também fala da Lei da Migração (13.445/2017), que amplia a proteção dos migrantes econômicos e dos solicitantes de refúgio por questões de instabilidade institucional, calamidades e desastres ambientais.

O ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino comenta essa ampliação na legislação brasileira e fala dos casos que chegaram à corte sobre expulsão de refugiados.

O STJ Cidadão – Refugiados II estará disponível sexta-feira no canal do STJ no YouTube.

 


Fonte:STJnotícias


Compartilhar:


  • Endereço:

    Tv. Joaquim Távora, 327 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-340

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA