Publicado em: 27 de junho de 2019
Na última terça-feira (25/06/19) nós, servidores do Judiciário do Estado do Pará, reunidos em Assembleia, deliberamos entrar em ESTADO DE GREVE. A decisão foi tomada após reunião da Comissão de Negociação com a direção do Tribunal, que se recusa a conceder os 4,94% das perdas salariais decorrentes do período inflacionário de maio 2018 a abril 2019, reivindicado por nossa categoria.
A proposta da direção do TJPA de apenas 2% de recomposição das perdas salariais e 4,94% do auxílio-alimentação foi submetida à apreciação da Assembleia de servidores e foi recusada, uma vez que as perdas salarias historicamente já acumulam 7,28% da Data-base de 2016, quando o período inflacionário acumulou 9,28% e o Tribunal concedeu reajuste de apenas 2%, nos mesmos moldes que se propõe a executar neste momento.
Por estes motivos deliberamos entrar em estado de greve, priorizando a reivindicação da recomposição salarial em 4,94%, por ser um direito constitucional dos trabalhadores, que o Tribunal de Justiça vem se negando a cumprir, contribuindo para a perda do poder aquisitivo dos servidores, o que em última análise implica em verdadeira redução de salário.
Mas o que é o “ESTADO DE GREVE”? é um alerta, aprovado em assembleia dos trabalhadores, com o objetivo de informar aos administradores que a qualquer momento poderemos deflagrar uma greve. A partir daí, inicia-se uma série de atividades para conscientizar e mobilizar a categoria de trabalhadores para uma eventual greve, a ser decidida também em assembleia.
Por este motivo, na tarde desta quarta-feira (26/06/2019) reunimos o Comando de Greve, formado pela diretoria do SINDJU/PA e servidores das comarcas de Belém, Icoaraci, Ananindeua e Santa Izabel, para planejar as próximas atividades de mobilização dos servidores, tendo sido decidido que vamos iniciar um amplo processo de mobilização e formação de multiplicadores com o objetivo de fortalecer nossa categoria para a luta, por meio de encontros setoriais com os servidores da comarca de Belém, na sede do sindicato, nos seguintes dias, a partir das 11h:
03 de julho (quarta-feira): Encontro com os servidores das Varas Cíveis, Varas de Família e UPJ (antigas Varas de Fazenda);
04 de julho (quinta-feira): Encontro com servidores de todas as varas da área criminal de Belém;
Também vamos realizar reuniões com os Juizados Cíveis e Criminais de Belém, buscando ampliar progressivamente a abrangência para as comarcas do interior. Assim, é fundamental a sua participação nas atividades, seja nas reuniões, nas paralisações pontuais, até a paralisação completa das atividades, naquilo que caracteriza o estado de greve da categoria. Não precisamos de muita coisa, apenas uns dos outros. Vamos juntos!
Belém – PA, 27 de junho de 2019
Diretoria do SINDJU + Comando de Greve