logo

» Em palestra no TRE-AL, Humberto Martins destaca importância da Justiça Eleitoral para a democracia

Publicado em: 7 de agosto de 2022



Ao cumprir agenda institucional em Maceió, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, declarou nesta sexta-feira (5) que a Justiça Eleitoral é indispensável para assegurar o pleno exercício da democracia brasileira.​​​​​​​​​

Segundo o presidente do STJ, todos os ramos do Poder Judiciário estão unidos no compromisso democrático com a cidadania brasileira.

A afirmação ocorreu na palestra proferida pelo presidente do STJ sobre o tema “Magistratura e Cidadania”, durante o 49º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais. Realizado desde quinta-feira (4) no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), o evento contou em sua programação com painéis sobre a atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação e a participação da mulher na política, entre outros assuntos.

Em sua exposição, Humberto Martins ressaltou que a Justiça Eleitoral e os demais ramos do Poder Judiciário estão unidos em torno do compromisso constitucional e democrático com a cidadania brasileira.

“Temos como objetivo consagrado o Estado Democrático de Direito, assegurando o exercício dos direitos individuais e sociais, dentro da missão maior de resolver conflitos e restaurar a paz”, disse.

O presidente do STJ também chamou atenção para o dever de magistrados e magistradas em zelar, com coragem cívica, pelo cumprimento das leis e da Constituição, proferindo decisões com base em três grandes virtudes: a humildade, a prudência e a sabedoria.

Honra ao ##mérito## por serviços prestados ao fortalecimento da Justiça Eleitoral

O ministro Humberto Martins foi agraciado com a medalha de honra ao ##mérito## Comenda Guerreira Maria Filipa. A homenagem outorgada pelo Colégio de Corregedores Eleitorais reconhece personalidades que prestam relevantes contribuições para a valorização da Justiça Eleitoral.

A honraria foi entregue pelo vice-presidente e corregedor do TRE-AL, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas. Ele destacou que, na presidência do STJ, Humberto Martins comanda uma gestão “exitosa” e “reconhecida por todos”.

Fonte:STJnotícias


Compartilhar:


  • Endereço:

    Rua Desembargador Ignácio Guilhon, n.º 85, 1º andar, Campina, Belém/PA. CEP 66015-350.

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA