Publicado em: 6 de junho de 2022
“Esse é um momento histórico!”. Essa frase foi repetida inúmeras vezes por diretores e diretoras do SINDJU e do SINJEP, na tarde da última quinta-feira, 2, na sede do SINDJU, no bairro da Campina, em Belém. Após anos desenvolvendo suas lutas de forma independente, as atuais diretorias executivas do SINDJU e do SINJEP decidiram fortalecer o diálogo no sentido de unir esforços e sonhos de ambas as entidades. O encontro se deu na última quinta-feira, 2, na sede do SINDJU, no bairro da Campina, em Belém.
Thiago Lacerda, Presidente do SINDJU, explica: “Hoje as duas entidades buscam basicamente atingir os mesmos objetivos, que é representar a categoria, defender seus interesses e organizar a categoria para a luta por direitos. E essa divisão acaba gerando um certo conflito, uma disputa de espaço e repetição de esforços. A gente quer eliminar essas questões com a união das duas entidades, que vão passar a ter uma direção unificada, com o mesmo planejamento, mesmo plano de ações e compartilhamento de recursos, vai ser uma coisa boa para a categoria e para as entidades”.
Iná Mendes, Presidenta do SINJEP, explica: “Eu me sinto muito enriquecida de poder estar hoje celebrando esse momento. Pra gente é a realização de um sonho, de unir as duas entidades para que a gente possa se fortalecer unidos nessa luta, garantir nossos direitos e lutar por melhorias. Então, pra gente tá sendo só alegria, tô celebrando esse momento”.
Sobre a parte prática desse alinhamento, Mendes adianta: “Vai ser uma união formal, inclusive no sentido de que agora nós vamos construir, discutir e debater novas diretrizes e um novo estatuto para que a gente possa ter uma diretoria unida e um novo nome que represente e simbolize essa conexão que nós conseguimos entre as duas entidades, e manter essa relação através de um diálogo respeitoso e de muita compreensão de que a gente tá aqui a serviço, e eu acho que a gente escutou o nosso coração que ressoa com a base, a base que é união”.
A partir de agora será confeccionada uma proposta para ser apresentada à categoria, que deve deliberar em assembleia pela união das duas entidades provavelmente até o mês de agosto. Ambas as entidades têm aproximadamente 700 filiados, de um total de 5.000 servidores do TJPA.
Estiveram presentes ao encontro, pelo SINDJU, o Presidente Thiago Lacerda e os/as diretores/as Danyelle Martins, Simone Moreira, Mateus Mota, Lais Trindade e Antônio Cristo; e pelo SINJEP, a Presidenta Iná Mendes e os diretores Marcos Pacheco, Ariosvaldo Barros e Marcel Lobato, além do servidor Everton Silva e do funcionário do SINJEP Wellington Barbosa.