» Eleições do SINDJU se aproximam: entrevista com o presidente da Comissão Eleitoral

Publicado em: 20 de agosto de 2017

As eleições para o SINDJU-PA se aproximam e dia 26 de agosto encerra o prazo para registro de chapas com as candidaturas a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Benjamin de Albuquerque Andrade Lima é o presidente da Comissão Eleitoral e nessa entrevista faz uma análise, com informações importantes sobre o processo eleitoral.

Qual a importância da eleição do SINDJU no momento político e econômico que estamos vivendo?

As eleições são importantes para as instituições, especialmente quando se trata de representação sindical que precisa ser fortalecida, como é o caso do SINDJU, para que a categoria possa se fazer ouvir neste momento econômico e político conturbado que estamos atravessando.

Essa eleição tem alguma característica diferente das escolhas anteriores de diretoria do SINDJU?

Sim. A Comissão Eleitoral tem o compromisso de realizar um processo eleitoral sério, imparcial e ético, oportunizando ao sindicalizado votar e ser votado com a máxima transparência,

Quais as expectativas da Comissão Eleitoral nesse processo?

A nossa expectativa é que o processo eleitoral decorra com tranquilidade e que os sindicalizados desempenhem seu papel com lealdade e consciência, visando sempre o fortalecimento da categoria. Esperamos também que, senão todos, a maioria dos eleitores votem na Chapa de sua escolha.  As inscrições das Chapas poderão ser realizadas até dia 26/08/2017.

Os servidores da capital irão votar onde?

Na Região metropolitana haverá urnas para que o servidor possa votar de forma presencial.

E os servidores das comarcas do interior?

Nos casos dos servidores que não puderem vir à Capital para votar, este poderá ser exercido por meio do Voto por correspondência, segundo o já estabelecido no Regimento Eleitoral.

Na organização das seções eleitorais, a Comissão vai precisar da participação de associados do Sindicato? Como será esse procedimento?

Será necessário a participação do servidor, não sendo obrigatório ser associado da entidade, pois haverá formação de mesas coletoras de votos, conforme estabelecido no Regimento Eleitoral.

Caso algum associado do Sindicato queira entrar em contato com a Comissão Eleitoral, como isso pode ser feito?

Sim. Pelo fone (91) 98408-6554.

Veja aqui alguns prazos do Calendário Eleitoral

Inscrições de chapas e candidaturas

07 a 26 de agosto

Publicação da relação de chapas registradas

Prazo para impugnações

Período de campanha eleitoral

04 a 24 de setembro

Disponibilidade da lista dos eleitores aptos a votar

Comissão designa Mesas Coletoras e Mesários

Dia da Eleição do SINDJU-PA

Prazo final para publicidade do resultado da eleição

Para ter acesso ao Regimento Eleitoral, clique aqui.