» Dirigentes do SINDJU participam do XII CONSEJU para discutir linha do movimento sindical nos próximos dois anos

Publicado em: 10 de dezembro de 2021

A diretoria do SINDJU participa do XII Congresso dos Servidores do Judiciário (CONSEJU) em Fortaleza para discutir e alinhar os movimentos dos servidores dos tribunais de justiça de todo o Brasil. Centenas de delegadas e delegados – eleitos por dezenove sindicatos filiados à Fenajud – debatem os rumos políticos da entidade para os próximos dois anos e meio. A delegação paraense conta com os diretores Thiago Lacerda, Danyelle Martins, Antonio Cristo, Lais Trindade, Leiliana Oliveira e Mateus Mota. O evento ocorre em Fortaleza (CE) até essa sexta-feira (10).

Neste ano o mote do CONSEJU é “Sistema de Justiça, Democracia e Direitos dos Grupos Vulneráveis”. A abertura do XII CONSEJU, que ocorreu na última quarta-feira (08), ficou marcada pela pluralidade e presença impactante de representantes dos grupos vulneráveis. Durante esses dias serão debatidos a linha política da Fenajud com a presença de vinte e dois sindicatos do judiciário estadual.

Além do SINDJU-PA, estão presentes também o Sindijudiciário/Espirito Santo; Sindijus/Sergipe ; Sindijus/Paraná; Sindijus/Mato Grosso Do Sul; Serjusmig/Minas Gerais; Sindjustiça/Ceara; Sinsjusto/Tocantins; Serjal/Alagoas; Sinjusc/Santa Catarina; Sinjus/Minas Gerais; Sinjap/Amapá; Sinjur/Rondonia; Sindjustiça/Rio De Janeiro; Sindjustiça/Goias; Sindjus/Rio Grande Do Sul; Sintaj/Bahia; Sintaj/Paraíba; Sindjud/ Pernambuco; Sinjuris/São Paulo; Sindjustiça/RN e Sinpojud/Bahia.

Nestes três dias de evento estão sendo debatidos a existência da democracia no sistema de justiça brasileiro; os direitos de grupos vulneráveis; opressões de gênero e atravessamentos no movimento sindical; e serão votadas moções sobre a linha da Fenajud na plenária final.

Esta é a segunda etapa do processo e visa unicamente debater a linha política que a entidade deverá seguir nos próximos dois anos e meio. A primeira etapa, exclusiva para eleição da Colegiada e do Conselho Fiscal, aconteceu de modo virtual, devido à pandemia do Coronavírus, no dia 08 de junho de 2021.