logo

» DIRETORIA DO SINDJU SE MOSTRA PREOCUPADA DIANTE DE PROJETO QUE VISA COLETA DE DADOS BIOMÉTRICOS DE POPULAÇÃO CARCERÁRIA

Publicado em: 26 de novembro de 2019



O programa Justiça Presente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tem sido analisado com atenção pela diretoria do Sindju. O programa visa coletar dados biométricos da população carcerária brasileira, por servidores do executivo e do judiciário estadual.

Ao todo, 195 kits de biometria para a identificação e emissão de documento civil deverão ser distribuídos ao Poder Judiciário a partir de março do ano que vem. Os servidores do TJPA irão coletar essas informações durante as audiências de custódia e varas de execução.

Para o sindicato, que tem acompanhado a implementação do programa, a maior preocupação da entidade é com respeito à segurança dos servidores que estarão expostos a condições ainda desconhecidas.

“Embora a coleta seja um avanço para a integração dos dados, e em consequência, para os procedimentos da Justiça, o sindicato entende que a coleta de dados biométricos na forma proposta não se enquadra no rol de atribuições dos servidores do judiciário, em todo caso, há questões que devem ser avaliadas quanto aos riscos a que os servidores passariam a ser submetidos”, destacou o presidente do Sindju, Thiago Lacerda.


Compartilhar:


  • Endereço:

    Rua Desembargador Ignácio Guilhon, n.º 85, 1º andar, Campina, Belém/PA. CEP 66015-350.

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA