Publicado em: 29 de maio de 2024
Foram debatidos temas como campanha salarial e reajustes, além de questões ambientais
Nos dias 24 e 25 de maio, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promoveu um Seminário de Formação Sindical, realizado no Sindicato dos Bancários do Pará, na capital. O evento reuniu líderes sindicais, especialistas e representantes de diversas categorias para discutir temas importantes ao movimento sindical e às condições de trabalho no Brasil. Na ocasião, o SINDJU se fez presente através dos diretores Danyelle Martins, Mateus Mota, Thyago Lacerda e Alessandra Rodrigues, além do servidor indicado da Federação Estadual, Jedielson Souza.
O evento foi uma oportunidade que a CTB promoveu, de encontrar e conversar com outras categorias, e discutir temas centrais para o debate sindical, trabalhista e previdenciário, hoje, no Pará e no Brasil. No primeiro dia, o seminário discutiu a conjuntura política e sindical, com a falas do Senador Beto Faro e do Secretário Nacional de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana. Na sequência, foi abordado o tema da contribuição assistencial e da manutenção do sistema sindical brasileiro, com as contribuições do Dr. Pedro Tourinho, Juiz do Trabalho da 8ª Região; e do Dr. João Victor Geraldo, advogado e consultor.
O segundo dia do seminário começou com o debate sobre “Trabalho e Meio Ambiente: COP-30 e a Classe Trabalhadora” com a participação do Dr. Sérgio Brazão e Silva (Comité da COP 30) e Everson Costa (DIEESE), seguida pelo debate sobre “Mundo do Trabalho em Transição: Campanhas Salariais, Desafios e Perspectivas” com Paulo Gaya (SRTE-PA) e Valdo Martins (FESPESP). À tarde, Adilson Araújo e Cleber Rezende discutiram “Desafios e Possibilidades Político-Sindicais no Pará”, com a Presidente do SINDJU, Danyelle Martins, destacando a importância do evento para a troca de experiências e o fortalecimento das lutas sindicais.
Martins também ressaltou: “foi uma experiência excelente para o sindicato, especialmente pela oportunidade de dialogar e trocar experiências com outras categorias. Discutimos temas cruciais como campanhas salariais, reajustes e aumentos de salário, além de questões ambientais, considerando que Belém será uma das sedes da COP-30. Este seminário foi de grande valia, pois nos proporcionou conhecimentos técnicos e fortaleceu nossa união e diálogo com outras categorias.”