» Comissão Eleitoral anuncia Regimento Eleitoral para o pleito do triênio 2024-2027

Publicado em: 12 de dezembro de 2023

Associados e associadas vão escolher a nova gestão da entidade no dia 26 de janeiro

A Comissão Eleitoral divulgou nesta segunda-feira, 11, o Regimento Eleitoral que regerá as eleições para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade, referentes ao triênio de 2024 a 2027. O processo, que ocorrerá de forma exclusivamente online, traz uma série de prazos e etapas que tanto as chapas, quanto os associados e associadas devem seguir atentamente.

O processo eleitoral visa eleger os seguintes cargos da Diretoria Executiva: Diretor Presidente; Vice-presidente; 1º e 2º Secretários; Diretores financeiro; de Patrimônio e de Esporte. Já para o Conselho Fiscal serão eleitos três conselheiros ou conselheiras. O destaque vai para a necessidade de atualização cadastral dos associados e associadas até 9 de janeiro, que pode ser feita através da área do associado no site www.sindju.org.br

As chapas interessadas em concorrer terão entre 12 e 27 de dezembro para realizar suas inscrições. O requerimento, assinado por todos os membros e membras, deve ser enviado por e-mail até o último dia do prazo. Importante ressaltar que o registro deve ser composto por dez candidatos, sete para a diretoria e três para o conselho fiscal. Já o período de campanha eleitoral vai se estender de 10 a 25 de janeiro.

O dia 26 de janeiro marcará a votação online, que ocorrerá das 8h às 18h. A segurança do processo eleitoral será garantida por uma empresa contratada, assegurando a confidencialidade do voto e a auditabilidade do resultado. Após o encerramento da votação, a apuração será realizada imediatamente, com a divulgação do resultado prevista para até 24 horas após o término do pleito. A chapa vencedora será aquela que obtiver o maior número de votos válidos.

Caso haja contestações, o prazo para interposição de recursos será de 48 horas, contadas a partir da data final da realização do pleito. A comissão eleitoral terá cinco dias para decidir sobre os recursos, com a publicação da decisão prevista para o dia 7 de fevereiro. A Comissão Eleitoral ficará responsável por resolver casos omissos, observando as diretrizes do estatuto do SINDJU.

Com esses prazos e diretrizes definidos, o SINDJU busca garantir um processo eleitoral transparente e participativo, permitindo que seus associados e associadas exerçam seu direito democrático de escolha para os cargos de liderança do sindicato.