Publicado em: 8 de agosto de 2017
Contribuir para a condução da justiça e para o aperfeiçoamento intelectual da sociedade, com excelência em informação, faz parte da missão da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal, que celebra hoje (8) 126 anos. A Biblioteca possui cerca de 100 mil títulos à disposição dos usuários, entre livros, folhetos, DVDs, periódicos, dicionários, enciclopédias, obras raras e um acervo virtual formado pela Biblioteca Digital e as bases de dados.
Sua história se confunde com a do próprio Tribunal, sendo citada já no primeiro Regimento Interno, de 1891. A denominação Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, no entanto, foi instituída em 2001, homenagem em razão da importância do ministro para a sistematização das decisões predominantes do Tribunal por meio das súmulas, das quais foi o grande idealizador.
O setor promove visitas orientadas para usuários internos e externos, mediante prévio agendamento. Durante a visita os usuários recebem instruções para utilização dos recursos da Biblioteca e material informativo que inclui dados sobre o acervo, produtos, serviços, normas de funcionamento, entre outros. A área também apoia e divulga um projeto de incentivo à leitura por meio do compartilhamento de livros de forma simples, sem necessidade de cadastro. Outra iniciativa é o espaço virtual Novas Aquisições, em que mensalmente são apresentados no site do STF os livros e revistas incorporados ao acervo. A lista fica disponível com visualização das capas e sumários das obras.
Confira aqui mais informações sobre a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal.
Fonte:Supremo Tribunal Federal