» Assembleia Geral Extraordinária aborda PCCR e Data-Base de 2022

Publicado em: 19 de outubro de 2023

Categoria se reúne para discutir avanços no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações

No último dia 19, o SINDJU realizou uma Assembleia Geral Extraordinária no auditório do Fórum Cível, com o objetivo de informar servidores e servidoras sobre as discussões sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), bem como  retroativo da data-base de 2022. O evento contou com grande parte da Diretoria Executiva do Sindicato, inclusive do diretor jurídico Antônio Cristo, que esclareceu as principais pautas debatidas.

O diretor enfatizou a importância de trazer para a categoria as discussões que ocorreram nos últimos meses no Grupo de Trabalho (GT) do PCCR, a fim de mantê-los informados sobre as expectativas e possíveis avanços. O GT do PCCR é responsável por analisar e propor mudanças no plano, envolvendo técnicos da administração e representantes das entidades representativas da categoria.

Segundo Cristo, uma das questões em destaque é o adicional de titulação, que representaria um avanço importante para muitas carreiras que não recebem esse benefício. Caso seja deliberado favoravelmente, permitirá que profissionais das carreiras operacional e auxiliar também recebam o adicional, atualmente restritos à carreira técnica.

Outro ponto discutido foi a progressão salarial, que historicamente era desigual. A expectativa é tornar essa progressão isonômica, garantindo um percentual mais justo para todos os servidores. A tabela progressiva, que contempla progressões horizontais e verticais, foi detalhada, com ênfase na busca por um cenário com percentuais de 4% na progressão horizontal nas classes A e B  e 5% na classe C, com 5% de variação na progressão vertical.

Em votação, a categoria deliberou por 99% dos votos a favor do cenário 4 – defendido pelo Sindju desde o começo das discussões sobre o tema – como o mais benéfico para a categoria e decidiu encaminhar um expediente à presidência, buscando sensibilizá-la a aprovar esses benefícios para os servidores; 100% dos presentes votaram a favor da defesa da continuidade do Grupo de Trabalho e a mobilização permanente pelo PCCR; e 92% votaram a favor de não finalizar o engajamento da luta sobre a atualização do PCCR sem contemplar a VPNI ou outra solução para a demanda dos auxiliares e atendentes judiciários.

O sindicato também atualizou a categoria sobre o andamento da discussão sobre o retroativo da data-base 2022, informando sobre os expedientes protocolados, onde a presidência determinou a manifestação da SEPLAN sobre o pedido, a reunião com o secretário de planejamento, e a necessidade de engajamento da categoria para o deferimento do pleito.

Apesar de ainda existirem questões a serem resolvidas, a assembleia demonstrou que as negociações do PCCR e do retroativo da data-base 2022 estão avançando na busca por melhores condições para servidores e servidoras públicas da Justiça no Pará. A união da categoria e o diálogo constante com a administração são fundamentais para alcançar as melhorias necessárias em nosso plano de carreira, cargo e remunerações.