» AGE decide por continuidade da greve com paralisações pontuais

Publicado em: 8 de outubro de 2024

Assembleia reuniu quase 350 servidores e servidoras, entre participação presencial e online

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do SINDJU, realizada no último dia 4, discutiu o andamento da greve da categoria e a luta pela implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). O evento, que foi realizado no auditório do Fórum Cível da capital e reuniu cerca de 50 participantes presenciais e quase 300 online, contou também com a participação do Coordenador-Geral da FENAJUD, Alexandre Santos, que veio à capital reforçar o apoio da Federação ao movimento paredista.

É importante destacar que essa Assembleia foi convocada em decorrência do compromisso firmado pelo relator do projeto na reunião do Pleno, realizada na semana anterior, referente à votação do PCCR, marcada para o dia 16 de outubro. Foi com base nessa promessa que se definiu a proposta de paralisações nos dias 9 e 16, como forma de pressionar a administração do Tribunal a cumprir o acordo.  Durante a AGE, foi apresentada a pauta e a ata da última reunião da Comissão de Organização Judiciária (COJ), que já havia designado a próxima reunião para o dia 9. Também foi exibido um vídeo da sessão do Pleno, no qual a presidente Danyelle Martins solicitou ao relator uma manifestação sobre o andamento do projeto, e ele garantiu que até o dia 16 o voto estaria pronto para ser submetido à apreciação do Pleno. A inclusão dessa informação é fundamental para compreender a motivação por trás das paralisações e a expectativa da categoria quanto à votação do PCCR.

A presidente do SINDJU, Danyelle Martins, abriu a AGE com uma retrospectiva do processo de negociação do novo PCCR, destacando os principais marcos até o momento. Em seguida, servidores e servidoras da capital e do interior compartilharam seus relatos e dúvidas sobre os temas abordados e manifestaram apoio ao movimento. Elisângela Paula e Alexandre Santos, Coordenadores Gerais da FENAJUD, destacaram o apoio da federação, ressaltando a importância da mobilização contínua dos servidores e servidoras. “Nossa Federação está firme ao lado de vocês, fortalecendo essa luta em todo o país”, afirmou Santos. Ele enfatizou ainda que o atual momento é decisivo para a categoria.

Durante a Assembleia, foram apresentadas quatro propostas para definir os rumos da greve. A primeira, aprovada pela maioria dos participantes, propôs a continuidade da greve de forma pontual, com paralisações nos dias 9 e 16 de outubro. Caso o novo PCCR não seja aprovado na sessão do pleno no dia 16, a greve será retomada por tempo indeterminado. Após ampla discussão, a proposta recebeu 122 votos a favor, refletindo o apoio da categoria em manter a mobilização até que suas demandas sejam atendidas.

A segunda proposta sugeria manter a greve por tempo indeterminado; a terceira propunha manter a greve até a reunião da COJ, suspendendo-a caso o PCCR fosse votado, com retomada em caso de não aprovação; e a quarta defendia a greve ininterrupta até que o PCCR fosse aprovado no pleno do Tribunal de Justiça.

Danyelle Martins, Presidente do SINDJU, comenta: “chegamos a um ponto decisivo em nossa luta. Sabemos o quanto esse processo tem sido desgastante, mas a força da nossa categoria tem nos mantido firmes até aqui. A decisão tomada nesta Assembleia demonstra que estamos unidos e conscientes da importância dessa mobilização. Seguiremos com as paralisações pontuais, e, se necessário, vamos intensificar a greve até que o PCCR seja finalmente aprovado. Nossa mensagem está clara: não vamos recuar até que nossos direitos sejam garantidos”, conclui.

A AGE ressaltou a importância da união dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente daqueles que enfrentam condições precárias de trabalho, seja na capital ou no interior do estado. Durante o evento, também foi discutida a necessidade de estratégias eficazes para pressionar a administração do Tribunal e garantir que as demandas da categoria sejam atendidas. A Assembleia marcou mais um capítulo na mobilização da categoria de servidores do Judiciário paraense, que seguem firmes na luta pela aprovação do PCCR e melhores condições de trabalho. Juntos somos gigantes.